A luz da injeção acendeu? Veja o que pode ser!
Se sua luz da injeção acendeu, é hora de saber o que pode ter causado isso e o que deve ser feito para evitar problemas maiores; confira todos os detalhes!
A luz da injeção acendeu e você não faz ideia do que pode ter acontecido? Pode ficar tranquilo, porque é justamente isso que a gente vai te explicar agora.
Basicamente, existem diversos motivos que podem fazer essa luz acender, e nem sempre isso quer dizer que o carro está com algum problemão, mas ainda é preciso ficar em alerta.
Aliás, um desses motivos pode acontecer com mais recorrência do que muita gente acredita. Acompanhe o Garagem360 e entenda!
Luz da injeção acendeu de repente, o que pode ser?
As luzes do painel de um automóvel são essenciais para entender o que está acontecendo com ele, e a luz da injeção é uma das que mais podem preocupar os condutores.
Normalmente, quando a gente liga o veículo, é completamente comum que as luzes fiquem acesas, afinal, esse é o processo de checagem de sistemas tradicional.
Entretanto, caso alguma delas permaneça acesa, é melhor abrir os olhos. No caso da luz da injeção, especificamente, ela indica o modo de segurança, que pode ocasionar em falhas no motor, maior consumo, dificuldade na partida e afins.
O que muita gente não sabe é que essa luz acesa pode indicar adulteração no combustível. Ou seja, seu carro pode ter sido abastecido com combustível adulterado.
Fique de olho: Esse é o combustível mais comum entre os motoristas de carro e moto
Como identificar combustível adulterado no carro?
Alguns sinais que o carro apresenta após a adulteração de combustível são:
- Cheiro muito forte (e diferente do tradicional)
- Problemas no desempenho
- Falhas no motor
- Perda de potência
- Dificuldade de partida
E o que fazer para evitar o combustível adulterado?
- Opte por postos mais conhecidos
- Sempre desconfie de valores muito abaixo e discrepantes dos demais
- Se possível, abasteça somente em postos de marca de confiança
Abasteci o carro com gasolina adulterada, o que fazer?
Nesse tipo de situação, a orientação mais viável é para que você se direcione até um mecânico de confiança e solicite que ele esvazia o tanque do veículo imediatamente.
Isso deve ser feito o quanto antes, porque rodar com o carro com esse tipo de combustível pode gerar grandes problemas para o automóvel, e até mesmo riscos para a segurança dos condutores.
Por fim, existe uma área do Instituto Combustível Legal (ICL) dedicada exclusivamente às denúncias dos consumidores. Para acessá-la, basta entrar em contato através da seção “Denuncie”.
Aproveite para conferir: Dicas para lavar o carro em casa sem danificar a pintura