A hora de comprar carro elétrico é AGORA! Corre antes que seja tarde

Pensando em comprar um carro elétrico? É melhor não perder tempo, os impostos voltarão em breve!

valor de grande parte dos carros elétricos e híbridos deverá subir significativamente nos próximos dias e meses. Esse aumento faz parte da incidência de impostos sobre o valor final dos automóveis. A decisão é do Governo Federal.

É por isso que aqueles que querem comprar algum carro elétrico e/ou híbrido não devem perder tempo, afinal, os impostos serão aplicados de forma gradativa a partir da vigência da decisão.

Carros elétricos e híbridos voltarão a ter impostos

A notícia da nova decisão do Governo Federal pegou muita gente de surpresa em relação à compra de veículos elétricos e híbridos. Agora, parte dos veículos em questão voltarão a contar com a incidência de impostos, o que aumenta o valor final.

Mas não é hora para desespero, calma! Isso não quer dizer que todos os carros elétricos e híbridos passarão por esse aumento relacionado aos impostos. Na verdade, a decisão levou em conta a pressão das montadoras que produzem veículos no Brasil.

Assim sendo, somente os carros importados terão a volta dos impostos referentes justamente à importação. Ou seja, a decisão não afeta de forma direta os atuais impostos sobre a produção local.

Qual o motivo da volta dos impostos?

Basicamente, como dito, a decisão faz parte do pedido das montadoras que fazem parte da produção nacional do mercado de elétricos e híbridos. O motivo é simples: de acordo com essas empresas, a ausência de impostos é prejudicial para a venda nacional.

Mas por que? Bem, simples! É só pensar que os carros que são produzidos no Brasil já têm impostos que incidem sobre eles, como é o caso do próprio ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços).

Assim sendo, quando os veículos são importados – e sem impostos -, é claro que os consumidores vão optar pela compra fora do Brasil. Ou seja, menos venda para as montadoras locais.

 
Foto: divulgação / Chery

Quando os impostos começam a valer?

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), a cobrança dos impostos acontecerá de forma gradativa. Ou seja, a decisão não indica que os impostos voltarão do nada. Na verdade, já existe uma porcentagem que será aplicada a cada previsão de aumento.

Isto é, a primeira porcentagem será aplicada em janeiro de 2024, e a porcentagem é distinta para cada categoria. Assim sendo, a segunda porcentagem será aplicada em julho de 2024, a terceira em julho de 2025, e a última, ou seja, a porcentagem final dos impostos, em julho de 2026.

Cada categoria terá a seguinte recomposição de alíquotas:

  1. carros elétricos: 1ª porcentagem de 10%; 2ª de 18%; 3ª de 25%;ª de 35%;
  2. carros híbridos:  1ª porcentagem de 12%; 2ª de 25%; 3ª de 30%;ª de 35%;
  3. carros híbridos plug-in: 1ª porcentagem de 12%; 2ª de 20%; 3ª de 28%;ª de 35%;
  4. automóveis elétricos para transporte de carga (como caminhões elétricos): 1ª porcentagem de 20%; 2ª de 35%.

Portaria com a distribuição de cotas será publicada em dezembro

Outra menção importante do Mdic é em relação à portaria de distribuição de cotas. Segundo o Ministério, ela só será publicada oficialmente durante o mês de dezembro. O documento diz respeito à distribuição para as compras do exterior.

Assim, o Governo Federal poderá preservar a possibilidade de atendimento aos novos importadores. Porém, com a decisão final, a indústria nacional não terá o desenvolvimento afetado.

 
Foto: divulgação / Audi

Fique ainda mais por dentro: Carro mais barato do Brasil ficou ainda mais barato com promoção IMPERDÍVEL

 
Foto: divulgação / BYD

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Vitória Marques
Escrito por

Vitória Marques

ASSISTA AGORA