A dona da rua: Por que a Honda é a escolha de 77% dos entregadores no Brasil?

Estudo revela que a linha CG domina quase 50% da frota de apps. Entenda por que Yamaha e motos elétricas não conseguem desbancar a líder

Um levantamento inédito do Data Gaudium confirmou o que se vê em cada esquina: a Honda exerce um monopólio absoluto no setor de entregas. A marca detém 77,24% da frota de aplicativos no Brasil, transformando a linha CG na “ferramenta oficial” do trabalhador brasileiro.

Acompanhe o Garagem360 e confira!

Por que motos da Honda são as favoritas dos entregadores?

A escolha pela japonesa não é por paixão, é por sobrevivência financeira. Segundo o estudo, o entregador é pragmático: ele precisa de uma moto que não quebre, tenha peça barata e manutenção simples. Nesse cenário, a Honda CG (somando as versões 125, 150 e 160) representa, sozinha, quase 48% de todas as motos que rodam por apps no país.

Motos da Honda

Motos da Honda são as favoritas entre os entregadores. Foto: Divulgação (Honda)

Ou seja, é uma hegemonia que o mercado de carros jamais viu.

Aproveite e veja IPVA Zero em SP: lista de motos isentas para 2026 é liberada; descubra se a sua está isenta

Quais as marcas de motos favoritas dos entregadores?

O abismo entre a líder e as concorrentes é gigantesco. Enquanto a Honda nada de braçada, as rivais lutam pelas sobras do mercado. Confira os números da frota:

  • Honda: 77,24% (Líder absoluta);
  • Yamaha: 14,76% (Com destaque para a Factor, que tem 5% do total);
  • Shineray: 6,28% (Crescendo no nicho de entrada);
  • Motos Elétricas: 0,02% (Traço estatístico).

Fracasso das elétricas

Outro dado que chama a atenção é a irrelevância das motos elétricas no setor: apenas 0,02% das motos são movidas a bateria. A razão é simples: autonomia baixa e tempo de recarga longo não combinam com a urgência da entrega. O motoboy não pode esperar 4 horas para “abastecer”.

Motos da Honda

Foto: Divulgação

Por outro lado, a frota à combustão está ficando mais nova. Os modelos 2023 e 2024 já são os mais comuns nas ruas, indicando que o trabalhador está investindo pesado na renovação do seu instrumento de trabalho para evitar dores de cabeça com mecânica.

Se você trabalha com entrega, você também usa Honda pela facilidade de manutenção ou prefere Yamaha/outras pelo conforto? Conta pra gente nos comentários!

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Kawane Licheski
Escrito por

Kawane Licheski

Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.