Revisão de férias: dicas para viajar de carro com mais segurança

Quem viajar de carro deve ficar de olho na revisão de férias e se programar para fazer o check-up do veículo para evitar surpresas no meio do caminho.

Quem pretende viajar de carro nessas férias deve ficar atento e se programar para fazer o check-up do veículo. Isso pode evitar surpresas no meio do caminho e garantir a segurança de todos. A Cobreq, fabricante de pastilhas de freio, e o Garagem360, separam algumas dicas com itens que devem ser checados antes da viagem.

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Revisão de férias

Fluido de freio

É preciso checar o nível do fluido e, caso esteja abaixo do mínimo, é necessário verificar se há vazamentos. Também é recomendado fazer a inspeção no sistema, já que isso pode indicar desgaste natural das pastilhas de freio.

Outra orientação é consultar o prazo de validade e de troca do fluido conforme a indicação do fabricante do veículo que consta no manual do proprietário, lembrando que o líquido não deve ser completado e sim substituído.

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Pastilhas de freio

Sem as pastilhas, o veículo simplesmente não freia. Os componentes são responsáveis pela ação necessária para parar o movimento de rotação das rodas. Por isso, antes de viajar, vale checar se não estão desgastadas ou com algum ruído estranho.

A espessura útil do material de atrito das pastilhas com o disco de freio não pode ter menos de 3 milímetros. É importante lembrar também que elas não devem ser lixadas quando sua superfície está com aspecto vitrificado, sendo mais indicado fazer a troca. Quando realizada a substituição dos itens, o motorista deve evitar frenagens mais bruscas nos primeiros dias.

Freios a tambor

Ainda amplamente utilizado nas rodas do eixo traseiro, o sistema conta com itens como tambor, sapatas com lonas, cilindros, molas e alavancas. Os componentes devem trabalhar em conjunto.

As sapatas de freio, por exemplo, têm o papel de afixar as lonas e pressioná-las contra as paredes internas do tambor quando o freio é acionado. Quando desgastadas, as lonas podem comprometer a frenagem, por isso o ideal é efetuar a troca assim que a situação for identificada.

Ruídos e dificuldades em frear ou manter o veículo parado por meio do freio de mão podem ser indícios de problemas.

Discos e tambores de freio

Os discos e os tambores de freio também não devem exceder a espessura abaixo da mínima especificada pelo fabricante do veículo.

Isso pode ocasionar sérios problemas, já que durante a frenagem o componente precisa estar em boas condições para enfrentar altas temperaturas e esforços mecânicos extremos. O uso do componente com espessura abaixo do limite pode provocar superaquecimento, empenamentos, trinca ou até mesmo quebra.

Outras manutenções

Outros itens importantes como pneus, sistema elétrico e filtros devem ser checados na revisão. É preciso verificar se lanternas, faróis, luz de ré, setas e pisca alerta estão funcionando de forma adequada.

Os equipamentos de segurança como triângulo, macaco e chave de roda também devem estar em bom estado, assim como os pneus e estepe. A condição das palhetas dos limpadores de vidro e do desembaçador deve ser observada antes de pegar a estrada.

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Erica Franco
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