Nova geração do Porsche 911 será lançada dia 27; relembre a história do modelo original
O Porsche 911 vai ganhar uma nova geração em breve. Flagrado em diversos testes, o novo modelo será revelado ao mundo no próximo dia 27.
O Porsche 911 vai ganhar uma nova geração em breve. Flagrado em diversos testes, o novo modelo será revelado ao mundo no próximo dia 27. Curiosamente, há 55 anos o primeiro cupê da linhagem era revelado ao público.
Apresentado em 1963 para ser o sucesso do lendário 356, originalmente seu nome era 901. Acontece que a Peugeot já tinha registrado um carro com esta nomenclatura. Após diversas tratativas, coube à Porsche nomear seu novo lançamento como 911.
A primeira geração era bem mais simples, mas algumas características deste modelo seguem até hoje. Mesmo se tornando um carro muito maior e sofisticado, a silhueta do cupê foi conservada ao longo dos anos. A tração traseira e o motor boxer posicionado atrás do eixo posterior são outras tradições que acompanham o esportivo desde seu lançamento.
Se hoje o Porsche 911 tem mais de 500 cv em algumas versões, no começo seu motor, que era refrigerado a ar, rendia 130 cv. Mesmo assim, era um bom número para a época e o desempenho do modelo agradou ao mercado desde o início.
Expansão
As vendas da primeira geração começaram em 1964. No ano seguinte, a versão Targa estreava como uma opção de “conversível seguro”. Para 1966, a novidade foi a roda Fuchs, que debutou junto com o modelo 911 S, de 160 cv.
Um dos ícones dessa primeira fase do 911 foi o Carrera RS 2.7. Lançado em 1972, ele tinha 210 cv e o característico aerofólio ducktail.
No total, foram fabricados 111.915 Porsches 911 de primeira geração, entre 1963 e 1973.
Modelos históricos
Além do 911, diversos outros modelos marcar a história da Porsche. Relembre alguns deles na galeria especial e, de brinde, veja também algumas Ferraris lendárias.
Porsche |Divulgação
Porsche Panamera |Foto: Divulgação
Porsche Panamera (2016): a primeira geração, que foi lançada em 2009, inovou ao ser o primeiro sedã da marca; a nova geração melhorou em todos os aspecto, principalmente no visual |Foto: Divulgação
Porsche Carrera GT (2005): antecessor do 918, era equipado com um motor V10 de 5,7 litros de 600 cv |Foto: : Philipp Lücke via Visualhunt.com / CC BY-NC
Porsche 956 (1982): venceu por quatro anos seguidos as 24 horas de Le Mans, sendo um dos maiores vencedores da corrida até os dias atuais |Foto: Andy_BB via VisualHunt.com / CC BY-NC-SA
Porsche 959 |Foto: Divulgação
Porsche 959 (1986): primeiro modelo da marca com tração integral e a atingir os 300 km/h, ele foi um ícone dos anos 1980 |Foto: Divulgação
Porsche 935 |Foto: Divulgação
Porsche 935 |Foto: Divulgação
Porsche 935 (1976): derivado do Porsche 911 Turbo, venceu as 24 Horas de Le Mans em 1979, ganhando até mesmo uma versão de rua |Foto: Divulgação
Porsche 919 Hybrid |Foto: Divulgação
Porsche 919 Hybrid (2017): o protótipo venceu a última edição das 24 Horas de Le Mans, ampliando a soberania da Porsche na prova |Foto: Divulgação
Porsche 918 |Foto: Divulgação
Porsche 918 (2013): o último hipercarro feito pela Porsche tinha potência combinada de 900 cv, por conta de seu motor elétrico e a combustão |Foto: Divulgação
Porsche 917 |Foto: Divulgação
Porsche 917 |Foto: Divulgação
Porsche 917 |Foto: Divulgação
Porsche 917 |Foto: Divulgação
Porsche 917 |Foto: Divulgação
Porsche 917 (1968): venceu as 24 horas de Le Mans em 1970 e 1971, se tornando uma das lendas da icônica prova |Foto: Divulgação
Porsche 911 Turbo |Foto: Divulgação
Porsche 911 Turbo (1975): avô do GT2, ele foi lançado para homologar a versão de corridas que disputou o Grupo 4 de corridas da FIA |Foto: autobaptistgallery via Visualhunt.com / CC BY
Porsche 911 GT3 |Foto: Divulgação
Porsche 911 GT3 |Foto: Divulgação
Porsche 911 GT3 (2017): o novo GT3 é um deleite para os fãs mais puristas da Porsche; motor aspirado de 500 cv e opção de câmbio manual podem equipar o esportivo |Foto: Divulgação
Porsche 911 GT2 (1992): desde seu lançamento, esta é a versão mais radical do 911, sendo praticamente um carro de corrida legalizado para as ruas; a primeira geração, de 1992, tem um dos visuais mais agressivos do GT2 até os dias atuais |Foto: TheCarSpy via VisualHunt.com / CC BY
Porsche 911 GT1 (1996): vencedor das 24 horas de Le Mans de 1998, este carro era um protótipo com desenho frontal e traseiro inspirado no 911; ganhou uma versão de rua onde apenas 20 automóveis foram produzidos, sendo um dos Porsches mais raros da história |Foto: Lummi Photography via Visualhunt.com / CC BY-ND
Porsche 718 Cayman |Foto: Divulgação
Porsche 718 Cayman |Foto: Divulgação
Porsche 718 Boxter |Foto: Divulgação
Porsche 718 Boxter (2016): o nome 718 voltou a ser associado com modelos da Porsche em 2016, quando o Boxter e o Cayman foram rebatizados |Foto: Divulgação
Porsche 718 |Foto: Divulgação
Porsche 718 |Foto: Divulgação
Porsche 718 |Foto: Divulgação
Porsche 718 (1957): fabricado entre 1957 e 1962, disputou diversas competições e teve versões que correram as 24 horas de Le Mans e na Formula 1 |Foto: Divulgação
Porsche 550 Spyder |Foto: Divulgação
Porsche 550 Spyder |Foto: Divulgação
James Dean e seu Porsche 550 Spyder |Foto: Divulgação
Porsche 550 Spyder (1953): produzido por apenas três anos, o conversível ficou famoso pelas glórias nas pistas, e pelo trágico acidente que matou o ator James Dean |Foto: Divulgação
Porsche 356 |Foto: Divulgação
Porsche 356 |Foto: Divulgação
Porsche 356 (1948): o primeiro grande sucesso da marca alemã foi produzido entre 1948 e 1965 |Foto: Divulgação
Ferrari Dino e outros modelos marcantes – Ferrari Dino 206 GT (1967): apesar de levar o nome do filho de Enzo Ferrari, este foi o único modelo da marca que saiu de fábrica sem o tradicional cavalinho rampante; por conta de seu motor V6 de 180 cv e valor mais “em conta”, o fundador da montadora achava que ele não era digno de ostentar o emblema da empresa |Foto: Georg Sander via VisualHunt / CC BY-NC
Ferrari 365 “Daytona” GTB/4 (1968): outro modelo que marcou presença no seriado Miami Vice; com seu design e potente motor 4.4 V12 de 352 cv, fez muito sucesso na década de 1970 |Foto: Rex Gray via Visualhunt / CC BY
Ferrari F355 (1994): foi um dos modelos da marca italiana mais vendido de todos os tempos e também dos responsáveis pelo renascimento da Ferrari na década de 1990 |Foto: André Ritzinger via Visual Hunt / CC BY-NC-SA
Ferrari 288 GTO (1984): embora a F40 seja um ícone, ela só pôde existir graças à 288 GTO; lançada como versão de homologação para a marca disputar a Classe B de rali, ela acabou se tornando uma versão de rua por conta da extinção da categoria; equipada com propulsor 2.9 V8 biturbo de 400 cv, serviu de conceito base para a F40 |Foto: Brandon Perdeck via VisualHunt.com / CC BY-NC-ND
Ferrari F50 (1995): sucessor da F40, o veículo não é tão querido por alguns fãs, mas nem por isso decepciona em desempenho; seu motor é um V12 de 4,7 litros e 520 cavalos de potência, derivado dos modelos utilizados pela montadora na Formula 1 |Foto: xxxxx77 via VisualHunt.com / CC BY-NC-ND
Ferrari F40 (1987): considerada por muitos como a maior Ferrari de todos os tempos, a F40 coleciona fãs até os dias atuais; a máquina era movida por um motor V8 biturbo de 2,9 litros e 478 cv, capaz de levá-la aos 324 km/h |Foto: Eddy Clio via VisualHunt / CC BY-ND
A Ferrari 512 TR passou por nova alteração em 1994, quando perdeu os fários escamoteáveis na dianteira e teve as lanternas retangulares traseiras trocadas por quatro circulares; novamente o nome foi alterado, dessa vez para F512 M |Foto: Damors via VisualHunt.com / CC BY-NC-SA
Em 1991, a Ferrari Testarossa passou por uma pequena reestilização na dianteira, além de ter seu nome alterado para 512 TR |Foto: Forza355 via VisualHunt / CC BY-NC-ND
Ferrari Testarossa (1984): lançada em 1984, foi um verdadeiro sucesso nos anos 1980, principalmente por aparecer no seriado norte-americano Miami Vice; sob o capô, trazia um poderoso motor V12 de 4,9 litros e 390 cv de potência |Foto: mjhbower via Visual hunt / CC BY-SA
Ferrari 250 California Spyder (1958): outra carroceria derivada da 250, a California Spyder é um ícone dos anos 1950 da Ferrari |Foto: Georg Sander via Visualhunt.com / CC BY-NC
Ferrari 250 Lusso Berlinetta (1962): uma das diversas carrocerias que a Ferrari 250 recebeu, a Lusso Berlinetta tinha design mais conservador, mas com um motor V12 de 240 cv embaixo do capô |Foto: CaseyBoylePhotography via Visual Hunt / CC BY-ND
Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.