A preocupação com a redução da poluição proveniente dos carros é fundamental para a saúde da população. Por isso, é importante ficar de olho no estado do catalisador. O acendimento da luz de Diagnóstico a Bordo no painel, também conhecida como OBD (On Board Diagnostics), pode ser um sinal de que o carro está poluindo acima dos limites legais. O alerta é da Umicore, empresa especializada em tecnologias contra emissões tóxicas.
Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link.
De acordo com Cláudio Furlan, gerente Comercial da Umicore, essa diagnose avalia todos os componentes que influenciam nas emissões do carro, tendo, inclusive, um código de falha específico para o desgaste acentuado do catalisador.
Manutenção
Este item transforma até 98% dos poluentes em substâncias inofensivas, como água, nitrogênio e gás carbônico. Como qualquer outro componente, precisa passar por revisões periódicas. “O acendimento da luz de OBD pode ser uma indicação de que a peça está degradada e precisa de substituição urgente, pois não realiza a conversão de forma eficiente, fazendo com que o carro libere mais gases tóxicos, elevando a poluição atmosférica”, explica o gerente da Umicore.
LEIA MAIS: Dia do combate à poluição: como seria a qualidade do ar sem os catalisadores automotivos?
Recall: HB20 e HB20S são chamados por problema no freio
A falta de manutenção adequada de outros itens do carro, assim como o abastecimento com combustível de má qualidade e o consumo elevado de óleo lubrificante, reduzem a vida útil do catalisador. Consequentemente, prejudicam o meio ambiente e saúde da população. “Por esse motivo, é importante destacar que os condutores não devem esperar o acionamento da luz do painel para inspecionar o catalisador e outros componentes, respeitando sempre a orientação das montadoras”, alerta o especialista.
Econômicos e beberrões
Na galeria especial, confira quais são os modelos mais beberrões e quais são os mais econômicos vendidos no Brasil.
Os mais “gastões”: Mercedes-AMG S 63 4M Cabrio – Cidade: 5,9 km/l – Estrada: 8,3 km/l. Consumo energético: 3,34 MJ/km |Foto: Divulgação
Mercedes-AMG S 63 4M Cabrio – Cidade: 5,9 km/l – Estrada: 8,3 km/l. Consumo energético: 3,34 MJ/km |Foto: Divulgação
Ferrari Califórnia T – Cidade: 5,8 km/l – Estrada: 9,7 km/l. Consumo energético: 3,19 MJ/km |Foto: Divulgação
Ferrari Califórnia T – Cidade: 5,8 km/l – Estrada: 9,7 km/l. Consumo energético: 3,19 MJ/km |Foto: Divulgação
Porsche Macan Turbo – Cidade: 5,8 km/l – Estrada: 7,6 km/l. Consumo energético: 3,45 MJ/km |Foto: Divulgação
Porsche Macan Turbo – Cidade: 5,8 km/l – Estrada: 7,6 km/l. Consumo energético: 3,45 MJ/km |Foto: Divulgação
BMW X6 M – Cidade: 5,7 km/l – Estrada: 7,2 km/l. Consumo energético: 3,57 MJ/km |Foto: Divulgação
BMW X6 M – Cidade: 5,7 km/l – Estrada: 7,2 km/l. Consumo energético: 3,57 MJ/km |Foto: Divulgação
Mercedes-AMG S 65 L Coupé – Cidade: 5,6 km/l – Estrada: 8,2 km/l. Consumo energético: 3,46 MJ/km |Foto: Divulgação
Mercedes-AMG S 65 L Coupé – Cidade: 5,6 km/l – Estrada: 8,2 km/l. Consumo energético: 3,46 MJ/km |Foto: Divulgação
Mercedes-AMG S 65 L – Cidade: 5,6 km/l – Estrada: 8,2 km/l. Consumo energético: 3,46 MJ/km |Foto: Divulgação
Mercedes-AMG S 65 L – Cidade: 5,6 km/l – Estrada: 8,2 km/l. Consumo energético: 3,46 MJ/km |Foto: Divulgação
Lamborghini Hurácan S – Cidade: 5,4 km/l – Estrada: 7,1 km/l. Consumo energético: 3,73 MJ/km |Foto: Divulgação
Lamborghini Hurácan S – Cidade: 5,4 km/l – Estrada: 7,1 km/l. Consumo energético: 3,73 MJ/km |Foto: Divulgação
Porsche Cayenne Turbo S – Cidade: 5,2 km/l – Estrada: 7,9 km/l. Consumo energético: 3,71 MJ/km |Foto: Divulgação
Porsche Cayenne Turbo S – Cidade: 5,2 km/l – Estrada: 7,9 km/l. Consumo energético: 3,71 MJ/km |Foto: Divulgação
Maserati Gran Turismo S – Cidade: 5,2 km/l – Estrada: 7,1 km/l. Consumo energético: 3,84 MJ/km |Foto: Divulgação
Maserati Gran Turismo S – Cidade: 5,2 km/l – Estrada: 7,1 km/l. Consumo energético: 3,84 MJ/km |Foto: Divulgação
Mercedes-AMG GLC 43 Coupé – Cidade: 5,1 km/l – Estrada: 6,9 km/l. Consumo energético: 3,90 MJ/km |Foto: Divulgação
Mercedes-AMG GLC 43 Coupé – Cidade: 5,1 km/l – Estrada: 6,9 km/l. Consumo energético: 3,90 MJ/km |Foto: Divulgação
Land Rover Range Rover Sport SVR 550 – Cidade: 5 km/l – Estrada: 7,3 km/l. Consumo energético: 3,92 MJ/km |Foto: Divulgação
Land Rover Range Rover Sport SVR 550 – Cidade: 5 km/l – Estrada: 7,3 km/l. Consumo energético: 3,92 MJ/km |Foto: Divulgação
Maserati Quattroporte – Cidade: 5 km/l – Estrada: 6,8 km/l. Consumo energético: 3,97 MJ/km. |Foto: Divulgação
Maserati Quattroporte – Cidade: 5 km/l – Estrada: 6,8 km/l. Consumo energético: 3,97 MJ/km. |Foto: Divulgação
Ferrari GTC4Lusso – Cidade: 4,8 km/l – Estrada: 6,9 km/l. Consumo energético: 4,09 MJ/km|Foto: Divulgação
Ferrari GTC4Lusso – Cidade: 4,8 km/l – Estrada: 6,9 km/l. Consumo energético: 4,09 MJ/km|Foto: Divulgação
Land Rover Range Rover Vogue SE – Cidade: 4,6 km/l – Estrada: 7,5 km/l. Consumo energético: 4,07 MJ/km |Foto: Divulgação
Land Rover Range Rover Vogue SE – Cidade: 4,6 km/l – Estrada: 7,5 km/l. Consumo energético: 4,07 MJ/km |Foto: Divulgação
Lamborghini Aventador SVR– 4,5/7,6 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 4,17 MJ/km|Foto: Divulgação
Lamborghini Aventador SVR– 4,5/7,6 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 4,17 MJ/km|Foto: Divulgação
Mais econômicos: Fiat Uno Sporting – 13/15 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,52 MJ/km. Motor: 1.3 Firefly 8v flex |Foto: Divulgação
Mais econômicos: Fiat Uno Sporting – 13/15 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,52 MJ/km. Motor: 1.3 Firefly 8v flex |Foto: Divulgação
Chevrolet Onix Joy – 12,9/15,3 km/l com gasolina. Consumo energético: 1,55 MJ/km. Motor: 1.0 SPEC-4 8v flex |Foto: Divulgação
Chevrolet Onix Joy – 12,9/15,3 km/l com gasolina. Consumo energético: 1,55 MJ/km. Motor: 1.0 SPEC-4 8v flex |Foto: Divulgação
Renault Logan Authentique – 13,8/14,5 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,52 MJ/km. Motor: 1.0 SCe 12v flex |Foto: Divulgação
Renault Logan Authentique – 13,8/14,5 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,52 MJ/km. Motor: 1.0 SCe 12v flex |Foto: Divulgação
Renault Sandero Authentique – 14,2/14,1km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,52 MJ/km. Motor: 1.0 SCe 12v flex |Foto: Divulgação
Renault Sandero Authentique – 14,2/14,1km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,52 MJ/km. Motor: 1.0 SCe 12v flex |Foto: Divulgação
Volkswagen Voyage City – 13,1/15,3 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,53 MJ/km. Motor: 1.0 mpi 12v flex |Foto: Divulgação
Volkswagen Voyage City – 13,1/15,3 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,53 MJ/km. Motor: 1.0 mpi 12v flex |Foto: Divulgação
Fiat Uno Drive – 13,2/15,2 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,52 MJ/km. Motor: 1.0 Firefly 6v flex |Foto: Divulgação
Fiat Uno Drive – 13,2/15,2 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,52 MJ/km. Motor: 1.0 Firefly 6v flex |Foto: Divulgação
Ford Ka + SE – 13,2/15,3 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,51 MJ/km. Motor: Motor: 1.0 12v flex |Foto: Divulgação
Ford Ka + SE – 13,2/15,3 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,51 MJ/km. Motor: Motor: 1.0 12v flex |Foto: Divulgação
Fiat Mobi Easy – 13,5/15,2 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,52 MJ/km. Motor: 1.0 Fire 8v |Foto: Divulgação
Fiat Mobi Easy – 13,5/15,2 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,52 MJ/km. Motor: 1.0 Fire 8v |Foto: Divulgação
Chevrolet Prisma LT – 13,1/15,8 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,52 MJ/km. Motor: 1.0 SPEC-4 8v flex |Foto: Divulgação
Chevrolet Prisma LT – 13,1/15,8 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,52 MJ/km. Motor: 1.0 SPEC-4 8v flex |Foto: Divulgação
Ford Ka SE – 13,5/15,7 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,49 MJ/km. Motor: 1.0 12v flex |Foto: Divulgação
Ford Ka SE – 13,5/15,7 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,49 MJ/km. Motor: 1.0 12v flex |Foto: Divulgação
Fiat Argo Drive – 14,2/15,1 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,45 MJ/km. Motor: Motor: 1.0 Firefly 6v flex |Foto: Divulgação
Fiat Argo Drive – 14,2/15,1 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,45 MJ/km. Motor: Motor: 1.0 Firefly 6v flex |Foto: Divulgação
Volkswagen Up Take (aspirado) – 14,2/15,3 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,46 MJ/km. Motor: 1.0 mpi 12v flex |Foto: Divulgação
Volkswagen Up Take (aspirado) – 14,2/15,3 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,46 MJ/km. Motor: 1.0 mpi 12v flex |Foto: Divulgação
Fiat Mobi Drive GSR – 14/15,9 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,43 MJ/km. Motor: 1.0 Firefly 6v flex |Foto: Divulgação
Fiat Mobi Drive GSR – 14/15,9 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,43 MJ/km. Motor: 1.0 Firefly 6v flex |Foto: Divulgação
Lexus CT200h – 15,7/14,2 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,41 MJ/km. Motor: 1.8-Litros VVT-I 16V gasolina + elétrico (híbrido) |Foto: Divulgação
Lexus CT200h – 15,7/14,2 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,41 MJ/km. Motor: 1.8-Litros VVT-I 16V gasolina + elétrico (híbrido) |Foto: Divulgação
Volkswagen Up Move TSI – 14,3/16,3 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,40 MJ/km. Motor: 1.0 TSI 12v flex |Foto: Divulgação
Volkswagen Up Move TSI – 14,3/16,3 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,40 MJ/km. Motor: 1.0 TSI 12v flex |Foto: Divulgação
Citroën C3 Origine – 14,8/16,6 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,42 MJ/km. Motor: 1.2 PureTech flex |Foto: Divulgação
Citroën C3 Origine – 14,8/16,6 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,42 MJ/km. Motor: 1.2 PureTech flex |Foto: Divulgação
Peugeot 208 Active – 14,8/15,8 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,39 MJ/km. Motor: 1.2 PureTech flex |Foto: Divulgação
Peugeot 208 Active – 14,8/15,8 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,39 MJ/km. Motor: 1.2 PureTech flex |Foto: Divulgação
Volvo XC90 T8 Excellence – 15,3/15,8 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,36 MJ/km. Motor: 2.0 16v + elétrico (híbrido) |Foto: Divulgação
Volvo XC90 T8 Excellence – 15,3/15,8 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,36 MJ/km. Motor: 2.0 16v + elétrico (híbrido) |Foto: Divulgação
Ford Fusion (Foto Ilustrativa)
Ford Fusion Hybrid – 16,8/15,1 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,31 MJ/km. Motor: 2.0 EcoBoost + elétrico (híbrido) |Foto: Divulgação
Toyota Prius – 18,9/17 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,15 MJ/km. Motor: 1.8 VVT-i gasolina + elétrico (híbrido) |Foto: Divulgação
Toyota Prius – 18,9/17 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,15 MJ/km. Motor: 1.8 VVT-i gasolina + elétrico (híbrido) |Foto: Divulgação
Escrito por
Leo Alves
Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.