Volkswagen aposta em realidade aumentada para o desenvolvimento de novos projetos

O laboratório de engenharia virtual da sede da Volkswagen em Wolfsburg, na Alemanha, tem apostado em novas tecnologias para desenvolver os novos projetos.

O laboratório de engenharia virtual da sede da Volkswagen em Wolfsburg, na Alemanha, tem apostado em novas tecnologias para desenvolver os novos projetos. Realidade aumentada é a tendência do momento e a marca alemã tem investido em soluções desse tipo em sua principal planta.

Por meio dos óculos virtuais HoloLens, conteúdo virtual é projetado sobre um objeto físico, controlado por gestos e comandos de voz. Com isso é possível configurar, por exemplo, uma nova versão para um determinado carro com pequenos comandos. A marca usou como exemplo o Golf: em um modelo físico de escala 1:4 do hatch podem ser projetadas virtualmente novas cores, rodas, lanternas e até mesmo novos para-choques.

LEIA MAIS: Relembre alguns carros que foram ícones dos anos 1990

Novo Porsche 911 GT3 bate recorde da versão anterior em Nürburgring Nordschleife

Segundo a montadora, isso faria com que esse novo modelo chegasse às lojas em até seis meses. “Nós já estamos usando a realidade aumentada e a realidade virtual na Volkswagen faz tempo, principalmente para obter uma visão tridimensional”, explica Frank Ostermann, engenheiro de computação e chefe do laboratório de engenharia virtual.

“Agora estamos dando um grande passo à frente no Laboratório de Engenharia Virtual. Estamos transformando essa tecnologia em uma ferramenta para o Desenvolvimento Técnico. Isto permitirá que os engenheiros da Volkswagen trabalhem em um veículo virtual, que modifiquem seu equipamento à vontade e até mesmo projetem novos componentes virtualmente. Eles poderão ver imediatamente o resultado de seu trabalho”, completa Ostermann.

Demonstração no Brasil

Durante o último Salão do Automóvel de São Paulo a Volkswagen já havia demonstrado como funciona a realidade aumentada. Com a experiência “up! HoloView”, a montadora apresentou, por meio de interfaces digitais, as tecnologias dos modelos da marca. Utilizando óculos de realidade aumentada e posicionado em frente a um modelo up! TSI, em tamanho reduzido, o participante pode ter uma experiência futurista. Conforme apareciam as imagens, um assistente virtual apresentou os principais destaques do carro, por meio de hologramas posicionados ao redor do veículo.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Leo Alves
Escrito por

Leo Alves

Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.

ASSISTA AGORA