Ford celebra 40 anos de lançamento do Fiesta; veja a evolução do modelo

Apresentado ao mundo pela primeira vez em 1976, o Ford Fiesta é um dos modelos mais bem-sucedidos da história da marca. Completando 40 anos de estrada, ele está próximo de bater a marca de 18 milhões de unidades fabricadas no mundo, sendo 1,8 milhão somente no Brasil.

A primeira geração ficou sete anos em venda. Começou sua trajetória na Alemanha e na Espanha, chegando ao mercado da Inglaterra em 1977. A versão esportiva XR2, lançada em 1981, foi a primeira a romper a barreira dos 160 km/h de velocidade máxima.

Em 1983 foi a vez da segunda geração ser apresentada. Superou a marca de 3 milhões de unidades comercializadas em 1984, e levou inovações para o Fiesta, como o motor 1.4 a gasolina em 1986 e a transmissão continuamente variável CTX em 1987.

Ainda mantendo linhas mais quadradas, a terceira geração foi apresentada em 1989. Maior em suas dimensões, passou a oferecer a opção de cinco portas, pela primeira vez na história do modelo. Já no fim de sua vida no mercado internacional, em 1995, o veículo desembarcou no Brasil, sendo o primeiro Fiesta a vir para cá, importado da Espanha.

Made in Brasil

Com linhas mais arredondadas e com a grade oval que marcou os modelos da Ford nos anos 1990, a quarta geração foi lançada. Passou a ser produzido na planta de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo. A partir deste automóvel saíram a picape Courier, produzida de 1996 a 2013 e substituta da Pampa, além do Fiesta Sedan, importado do México.

Em 2002, a quinta geração foi lançada mundialmente, chegando com design frontal exclusivo no Brasil. No País, este modelo deu fruto ao sedã, desta vez nacional, e ao EcoSport, que surgiu em 2003 e dominou por muitos anos o mercado de SUV compactos. Esta configuração passou por duas reestilizações no Brasil: em 2007 e em 2010.

A sexta e atual geração do Fiesta surgiu em 2008. Completamente reformulado, ele cresceu em formas e conteúdo, chegando ao Brasil em 2011, importado do México. Em 2014 passou a ser produzido nacionalmente. De sua plataforma nasceram novamente a versão sedã e a nova geração do EcoSport.

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Leo Alves
Escrito por

Leo Alves

Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.

ASSISTA AGORA