Fiat e VW têm domínio em risco com avanço dos SUVs chineses no Brasil
Entenda como está o mercado de SUVs no cenário brasileiro e veja como os chineses têm tirado o sono dos concorrentes
O mercado de SUVs segue aquecido em março de 2026, mas o cenário começa a mostrar uma mudança clara. Enquanto Volkswagen e Fiat ainda dominam o topo, os modelos chineses ganham espaço e já encostam no grupo principal.
Os dados acumulados até o dia 19 mostram liderança consolidada, mas com pressão crescente.
🚗 Veja também: Novo SUV de R$117.990 vira pesadelo para Tiggo 7, Corolla Cross e Fiat Pulse
Volkswagen lidera com folga, mas concorrência cresce
A Volkswagen domina o ranking com tranquilidade.
O Tera aparece na liderança isolada, com 4.572 unidades emplacadas. Logo atrás, o T-Cross mantém a consistência com 4.171 unidades, garantindo a dobradinha da marca alemã.
Na sequência, o Hyundai Creta fecha o pódio com 3.663 unidades.
O Volkswagen Nivus aparece em quarto, com 3.034 unidades, ampliando ainda mais a presença da marca entre os líderes.
Fiat segue relevante, mas disputa está mais apertada
Na parte intermediária do ranking, a disputa é mais equilibrada.
O Fiat Pulse soma 2.848 unidades, enquanto o Jeep Compass aparece logo atrás com 2.822 unidades. A diferença é mínima, mostrando um confronto direto.
O Fiat Fastback também mantém bom desempenho, com 2.791 unidades, seguido pelo Chevrolet Tracker, que registra 2.653 unidades.
Aqui, o mercado já mostra menos distância entre os modelos.
SUVs chineses entram no top 10 e mudam o jogo
O principal ponto de atenção está no avanço das marcas chinesas.
O BYD Song já aparece na nona posição, com 2.563 unidades. Logo atrás, o Caoa Chery Tiggo 5X fecha o top 10 com 2.385 unidades.
Esses números mostram que os modelos chineses deixaram de ser nicho e passaram a competir diretamente com os líderes.
SUVs mais vendidos até 19 de março de 2026
Caoa Chery Tiggo 5X surpreende no varejo
O Caoa Chery Tiggo 5X vendeu cerca de 2.670 veículos em março. De acordo com informações divulgadas pelo portal WM1, publicadas em 21 deste mês, o modelo chinês começa a incomodar o pódio do segmento.
Isso porque, o Hyundai Creta ocupa a vice-liderança com 2.800 emplacamentos e o Tera vem em terceiro lugar com 2.680 unidades vendidas. Sem contar que o segmento já tem domínio de outro modelo chinês, o Dolphin Mini, que já emplacou mais de 3.800 unidades.
E você, como avalia esse cenário? Comente!
