Menos é mais: BMW sela nova era com atualização minimalista de seu emblema
BMW atualiza seu logotipo icônico para 2026. Com foco no minimalismo e na nova era Neue Klasse, o emblema perde o cromo e ganha acabamento fosco. Confira os detalhes.
A BMW está provando que, no mundo das marcas de luxo, o silêncio visual pode ser mais impactante que um grito. Sem alarde, a montadora bávara introduziu uma atualização em seu icônico logotipo, coincidindo com o lançamento da aguardada linguagem de design Neue Klasse. A estreia ocorreu no SUV elétrico iX3 e deve chegar a toda a linha global já neste mês de fevereiro de 2026.
BMW sela nova era com atualização minimalista de seu emblema
Se você piscar, pode perder a diferença. A BMW optou por uma evolução purista em vez de uma revolução. As mudanças principais incluem:
-
Fim do anel cromado: O detalhe interno prateado que dividia os elementos foi removido.
-
Acabamento fosco: A borda preta, que antes ostentava um brilho intenso, agora assume um tom preto fosco e sóbrio.
-
Design bidimensional: Seguindo a tendência mundial de flat design, o emblema perde relevo para se integrar melhor às superfícies minimalistas dos novos elétricos.

A mudança é uma oportunidade para a BMW reafirmar sua história. Ao contrário do mito popular de que o círculo central representa uma hélice de avião em movimento (devido a um anúncio de 1929), as cores azul e branco são, na verdade, uma homenagem à Baviera.
Os quadrantes remetem à bandeira oficial do estado alemão e à heráldica da Casa de Wittelsbach — uma linhagem real que se conecta até ao atual Rei Carlos III do Reino Unido.

O retorno às origens com a Neue Klasse
Após um período de críticas divisivas sobre o design ousado de modelos como o M3 e suas grades avantajadas, a BMW parece estar buscando um equilíbrio. O novo logotipo simboliza essa transição para a Neue Klasse, uma era que promete resgatar a elegância atemporal de clássicos como o E46 M3, mas com a tecnologia de propulsão do futuro.
A discrição do novo emblema sugere que a BMW confia que a silhueta de seus carros falará mais alto do que o brilho do seu escudo.
Você prefere o logotipo clássico com brilho cromado ou curtiu essa versão fosca e minimalista para os novos elétricos?
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.