Adeus à baliza? 10 estados já aboliram o teste da CNH em 2026; veja se o seu está na lista

Baliza deixa de ser obrigatória na prova da CNH em 10 estados, incluindo SP e Sergipe. Veja novas regras e a liberação de carros automáticos

O processo para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) está passando por uma simplificação histórica no Brasil. A famosa e temida baliza, pesadelo de muitos candidatos, deixou de ser um requisito obrigatório em diversas regiões.

Acompanhe o Garagem360 para saber quais estados já extinguiram o teste dos cones.

Fim do teste de baliza

A retirada da baliza das provas práticas é uma tendência que ganhou força com a Resolução 1.020 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Essa norma abriu caminho para que os Detrans estaduais modernizassem seus critérios de avaliação, focando mais na condução em situações reais de trânsito e menos em manobras técnicas de pátio.

Fim do teste da baliza

10 estados já removeram o teste com os cones do exame | Foto: Imagem gerada por IA

Até o momento, 10 estados brasileiros já formalizaram o fim dessa exigência. O movimento mais recente ocorreu em Sergipe, que derrubou a obrigatoriedade na última sexta-feira, 30 de janeiro. Em São Paulo, a mudança entrou em vigor no dia 26, sinalizando que os maiores mercados do país estão priorizando a fluidez e a realidade da frota atual.

Veja também Detran-PR acaba com a baliza e muda processo da CNH com novas regras em 2026

Quais estados já excluíram o teste de baliza do Detran?

Se você está em processo de habilitação ou pretende começar agora em fevereiro, confira as unidades federativas onde o teste de estacionamento paralelo não faz mais parte da prova prática:

  • Alagoas
  • Amazonas
  • Distrito Federal (que já não exigia desde 2004)
  • Espírito Santo
  • Goiás
  • Mato Grosso do Sul
  • Pará
  • Paraná
  • São Paulo
  • Sergipe

Fique atento: O estado do Mato Grosso será o 11º da lista, com a transição completa prevista para ocorrer até o dia 10 de fevereiro.

Carros automáticos são liberados nos exames de SP

Além do fim da baliza, o Detran-SP introduziu outra mudança bem legal: a permissão para realizar a prova prática em veículos com câmbio automático. A medida reconhece que a frota brasileira mudou drasticamente; dados do Inmetro apontam que apenas 15,7% dos modelos e versões vendidos no Brasil ainda possuem câmbio manual.

Fim do teste da baliza

Foto: Reprodução (Detran)

Essa flexibilização permite que o candidato aprenda a dirigir no tipo de veículo que ele realmente terá na garagem, eliminando a barreira técnica da embreagem para quem não pretende utilizar carros manuais. Outros estados, como Alagoas e Goiás, também já permitem essa escolha.

Leia também Fim da baliza e carro automático em SP: saiba como fica a nova prova da CNH em 2026

O que diz a Resolução 1.020 do Contran

A nova regulamentação nacional busca padronizar a formação de condutores com foco no comportamento seguro. Embora o Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular ainda não tenha sido publicado pela Senatran para unificar todas as regras, a resolução atual permite que os estados definam seus próprios trajetos e critérios de pontuação temporariamente.

Nesses locais, a avaliação passa a priorizar o respeito à sinalização, o comportamento em cruzamentos e a condução defensiva em percurso urbano real. É a CNH brasileira tentando se alinhar a padrões internacionais, onde a capacidade de circular com segurança vale mais do que o milímetro de um pneu na vaga.

Na sua opinião, o fim da baliza ajuda a formar motoristas melhores ou tira uma habilidade essencial para o dia a dia? Comente aqui!

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Kawane Licheski
Escrito por

Kawane Licheski

Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.