Adeus: 6 carros que morreram no Brasil em 2025 e você nem percebeu
De ícones esportivos a SUVs a diesel, veja lista de carros que saíram de linha em 2025 e quais modelos estão apenas limpando o estoque
O ano de 2025 serviu como um “filtro” rigoroso para a indústria automotiva no Brasil. Entre a chegada do Proconve L8 e a renovação de portfólios globais, modelos tradicionais saíram de cena para dar lugar a SUVs e elétricos. Alguns deles, talvez você nem tenha notado que se despediram.
Por isso, o Garagem360 reuniu abaixo 6 modelos que deram adeus ao Brasil este ano. Confira!
Quais carros saíram de linha no Brasil em 2025?
Abaixo, listamos os 6 carros que literalmente “morreram” no Brasil durante o ano de 2025:
1. Toyota Yaris (Hatch e Sedã)
A despedida da linha Yaris no Brasil é puramente estratégica. Para abrir espaço na fábrica de Sorocaba (SP) para o inédito Yaris Cross, a Toyota encerrou a produção das versões hatch e sedã, que ainda utilizavam o motor 1.5 aspirado e o câmbio CVT.
Então, se você busca um Toyota de entrada, o foco agora é total nos utilitários esportivos.
2. Jeep Compass Diesel
Um fim de era para quem ama o off-road. Após nove anos, o motor 2.0 Multijet de 170 cv deixou de equipar o Compass para não elevar os custos de adequação às normas ambientais.
Enquanto a picape Toro e o Commander ganharam o novo motor 2.2 diesel, o Compass foca agora no motor Hurricane de 272 cv a gasolina para sua versão topo de linha.
3. VW Polo GTS
O “hot hatch” da Volkswagen foi sacrificado em nome de uma nova escadinha de produtos. Para não competir diretamente com o novo Volkswagen Tera, o Polo GTS saiu de linha no primeiro trimestre de 2025. Seu conjunto mecânico (1.4 TSI de 150 cv) foi herdado pelo novo Nivus GTS, que assume o posto de esportivo compacto da marca.
Veja também Fim dos elétricos baratos? Alta no preço do lítio ameaça mercado em 2026
4. Peugeot e-2008
Vítima direta da agressividade das marcas chinesas, o SUV elétrico francês teve um fim melancólico. Nem mesmo os descontos agressivos de R$ 100 mil aplicados pela Peugeot foram suficientes para manter o modelo competitivo contra a nova onda de elétricos que invadiu o país em 2025.
5. Renault Stepway
O veterano aventureiro finalmente descansou. Com a consolidação do Kardian, que trouxe motor turbo e tecnologia superior, o Stepway perdeu o sentido dentro da gama da Renault, encerrando uma trajetória de sucesso que durou anos no mercado nacional.
6. Audi A4
No segmento premium, o clássico sedã A4 deu adeus devido a uma reorganização global da Audi. Agora, cabe ao Audi A5 a missão de atender os clientes que buscam um sedã tecnológico e sofisticado, unificando a linha e simplificando o portfólio da marca alemã no Brasil.
“Carros Zumbis”
Além desses, o mercado entra em 2026 com alguns modelos que já pararam de ser fabricados, mas ainda possuem unidades nos pátios das concessionárias. São os chamados “zumbis”, que dependem apenas de uma queima de estoque para desaparecerem definitivamente das ruas.
Pensando nisso, fizemos um levantamento das médias praticadas pelos concessionários para as unidades remanescentes, onde os descontos podem chegar a valores impressionantes. Vale ressaltar que os preços podem mudar conforme a localização. Confira:
| Modelo | Preço estimado (R$) | Observação de desconto |
| Toyota Yaris Hatch (XL) | R$ 98.900 | Redução para limpeza de pátio |
| Toyota Yaris Sedan (XLS) | R$ 117.500 | Foco total no novo Yaris Cross |
| Jeep Compass Diesel (4×4) | R$ 215.000 | Descontos de até R$ 35 mil vs tabela |
| VW Polo GTS (1.4 TSI) | R$ 153.900 | Valor de despedida antes do Nivus GTS |
| Peugeot e-2008 (Elétrico) | R$ 159.990 | O maior bónus da lista (R$ 100 mil off) |
| Renault Stepway (1.0) | R$ 81.900 | Opção de entrada para “desovar” unidades |
| Audi A4 (Sedan) | R$ 315.000 | Unidades de luxo com bónus de retoma |
Agora queremos saber de você: acredita que as montadoras acertaram ao focar tudo em SUVs ou o mercado está ficando “chato”?
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.





