Carros autônomos do Google “congelam” e travam trânsito após apagão nos EUA
Apagão em São Francisco revela falha crítica: sem semáforos, carros autônomos da Waymo pararam em cruzamentos e travaram a cidade
São Francisco viveu um cenário de filme de ficção científica no último fim de semana. Um apagão massivo na cidade revelou o “calcanhar de Aquiles” dos carros autônomos da Waymo (Google), que pararam de funcionar diante da falta de semáforos.
Acompanhe o Garagem360 e entenda!
O que fez os carros autônomos do Google pararem de funcionar?
O incidente começou na noite de sábado (20), quando um incêndio em uma subestação da concessionária PG&E provocou um blecaute que atingiu mais de 130 mil residências e empresas. Com a queda da energia, os semáforos de cruzamentos estratégicos pararam de funcionar, criando um desafio insuperável para a tecnologia autônoma.

Carros autônomos da Waymo (Google_ pararam de funcionar em travaram o trânsito em São Francisco. Foto: Reprodução
Usuários relataram cenas curiosas e frustrantes nas redes sociais. Veículos sem motorista parados no meio de cruzamentos, incapazes de decidir como avançar sem a sinalização eletrônica. Além disso, congestionamentos severos foram causados por esses carros “congelados” em pontos vitais da área central.
Com isso, a Waymo precisou emitir um alerta de emergência no aplicativo, suspendendo todas as corridas temporariamente.
Você pode se interessar Estado investe R$ 140 milhões em rodovia de concreto “indestrutível”
Protocolos de segurança vs. realidade
Enquanto motoristas humanos foram orientados pelo Departamento de Gestão de Emergências a tratar cruzamentos sem luz como paradas obrigatórias, os carros autônomos parecem ter optado pela “parada total” por segurança, o que acabou gerando mais bloqueios.
“O apagão de sábado foi um evento generalizado que causou congestionamentos em diferentes pontos da cidade, com semáforos inoperantes“, afirmou a Waymo em nota após restabelecer o serviço no domingo (21).
Retomada dos carros autônomos
O fornecimento de energia começou a ser normalizado na manhã de domingo, permitindo que a Waymo voltasse a operar por volta das 18h. A empresa informou que trabalhou em coordenação com as autoridades e que está usando o incidente para ajustar sua tecnologia a situações de falha total de infraestrutura.
Apesar do transtorno e do trânsito travado, as autoridades confirmaram que não houve registro de feridos durante o apagão.
Este evento levanta uma questão central: estamos prontos para carros autônomos se a nossa infraestrutura elétrica ainda é vulnerável a incêndios e apagões?
Você entraria em um táxi sem motorista sabendo que ele pode simplesmente “parar” no meio de um cruzamento se a luz acabar? Comente!
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.
