Estado aprova isenção de IPVA para motos de até 180cc em 2026; conheça regras
Alesp aprova isenção para motos de até 180cc em 2026. Veja se você tem direito ao benefício e quais são as regras de documentação
A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou em dezembro uma medida histórica que promete zerar o IPVA de milhões de motociclistas a partir de 2026. A proposta agora aguarda a sanção do governador Tarcísio de Freitas para que as novas regras entrem em vigor já no próximo calendário fiscal.
Acompanhe o Garagem360 e veja as regras!
Motos estão isentas do IPVA em SP em 2026?
Vamos lá, o benefício foca em veículos de baixa cilindrada, buscando aliviar o custo fixo de quem utiliza a moto para trabalhar ou se deslocar diariamente. Não basta ter uma moto de baixa cilindrada para garantir o imposto zero.
O governo estabeleceu critérios claros para evitar que a medida gere inadimplência em outras taxas. Vamos ver?
- Limite de cilindrada: A isenção contempla motos, motonetas e ciclomotores de até 180 cilindradas.
- Documentação regular: O benefício é exclusivo para veículos que estejam com a documentação em dia. Se houver atrasos no licenciamento, o proprietário poderá perder o direito à isenção.
- Público-alvo: O foco principal são entregadores, prestadores de serviço e cidadãos que utilizam o veículo como ferramenta essencial de trabalho.
Aproveite para ver 5 motos que são verdadeiros investimentos ainda em 2025
Impacto na frota paulista
A princípio, a medida tem um alcance massivo. São Paulo possui uma das maiores frotas de duas rodas do país, e a maioria absoluta se enquadra na nova regra.
| Categoria | Dados aproximados |
| Frota Total de Motos em SP | 5,7 milhões de veículos |
| Motos Beneficiadas (até 180cc) | 4,3 milhões de veículos |
| Representatividade no Mercado | 76,3% da frota total |
Por que o governo decidiu abrir mão dessa receita?
Embora a medida represente uma renúncia fiscal significativa para os cofres públicos, a estratégia por trás da isenção é de regularização em massa.
Ao eliminar o custo do IPVA, o governo paulista espera que os proprietários tenham maior facilidade financeira para manter o licenciamento e o seguro obrigatório em dia. Muitas vezes, o acúmulo de débitos (IPVA + Licenciamento) leva o motociclista à ilegalidade, resultando em apreensões e multas que travam a economia do setor de serviços.
Com a sanção prevista para os próximos dias, o motociclista paulista começa 2026 com um fôlego extra no orçamento, transformando o que seria um imposto em investimento na manutenção do seu próprio instrumento de trabalho.
Com isso, motos extremamente populares, como a Honda CG 160 e a Yamaha Fazer 150, estão dentro do limite de cilindrada e devem ficar isentas do imposto.
E aí, sua moto está entra as que ficaram livres do IPVA em SP? Conte para a gente!
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.
