Motos e capacetes de graça? Governo do MA anuncia entrega de 2.000 veículos e 30 mil kits
Pacote "Avança Maranhão" vai distribuir 2 mil motos zero km e 30 mil capacetes para trabalhadores. Confira regras e idades contempladas
Boa notícia para quem trabalha sobre duas rodas no Maranhão. O governador Carlos Brandão anunciou um “pacotão” de benefícios que promete mexer com a vida de mototaxistas, entregadores e motociclistas de baixa renda. Programa Avança Maranhão tem como carro-chefe a entrega de 2.000 motos zero-quilômetro além de equipamentos de segurança.
Acompanhe o Garagem360 e entenda!
Como funciona programa que entrega motos de graça no Maranhão?

Programa Avança Maranhão vai distribuir motos e equipamento gratuitos para profissionais das duas rodas. Foto: Divulgação
O governo estadual abriu o cofre para garantir a segurança e a renda desses trabalhadores. O pacote Avança Maranhão inclui:
- 2.000 motos zero km: destinadas a mototaxistas e motofretistas;
- 30.000 capacetes: para aumentar a segurança no trânsito;
- 2.000 coletes de identificação: para profissionalizar a frota;
- 1.000 mochilas específicas: focadas nos entregadores (motofretistas).
Veja também 5 motos baratinhas a partir de R$ 10 mil que bebem pouco e andam muito
Como participar do programa Avança Maranhão?
Não basta apenas se inscrever, é preciso se qualificar. O Detran-MA já lançou um edital que disponibiliza 6 mil vagas gratuitas em cursos de formação. Veja como se inscrever:
- Para motociclistas de baixa renda: é necessário fazer o curso de segurança no trânsito para receber o capacete gratuito.
- Para profissionais (Mototáxi/Frete): o curso é de formação técnica especializada (obrigatório para exercer a profissão legalmente).
O diretor-geral do Detran-MA, Diego Rolim, reforça que o objetivo é unir “capacitação e geração de renda”, reduzindo riscos nas vias.
Onde vai acontecer?
Nesta primeira etapa, o foco são as grandes cidades. A execução do edital e os sorteios iniciais (que incluem 100 motos para quem já está regularizado) contemplam municípios com mais de 100 mil habitantes (no total de 10 cidades) e municípios do Sistema Nacional de Trânsito, onde 72 cidades receberão as ações de capacitação.
Segundo o governador Brandão, a medida é uma “porta de entrada para o futuro”, garantindo que a moto seja uma ferramenta de trabalho segura e não apenas um veículo de transporte.
Se você é do Maranhão, essa é a hora de buscar o site do Detran-MA. Para leitores de outros estados: você acha que o seu governador deveria copiar essa ideia? Comente!
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.