Trem-Bala Rio–SP será o mais rápido da América Latina e pode transportar até 30 mil passageiros
Trem de alta velocidade Rio–SP, que fará o percurso em 1h30, tem obras adiadas para 2028 e operação prevista para 2032 devido a entraves no Ibama. Investimento de R$ 60 bi e tarifa entre R$ 300 e R$ 500.
O ambicioso projeto do trem de alta velocidade (TAV) que promete conectar Rio de Janeiro e São Paulo em incríveis 1 hora e 30 minutos deu um passo adiante, mas também confirmou um novo adiamento no cronograma.
Trem-Bala Rio–SP será o mais rápido da América Latina
A TAV Brasil, empresa responsável pela construção e operação do sistema, informou que o início das obras, inicialmente previsto para 2027, foi postergado para 2028. Com isso, a operação comercial da rota mais rápida da América do Sul agora está projetada para começar somente em 2032.
Razões do Atraso e Impacto
O CEO da TAV Brasil, Bernardo Figueiredo, explicou ao Poder360 que o principal motivo do novo cronograma é a sobrecarga do processo de licenciamento ambiental junto ao Ibama.
“Houve uma demora no licenciamento ambiental em função da sobrecarga de trabalho do Ibama, já que os projetos do PAC [Programa de Aceleração do Crescimento] são prioritários, e o TAV não está no PAC”, detalhou Figueiredo.
Apesar do contratempo, a empresa assegura que o projeto segue avançando nas etapas de engenharia e na busca por parcerias internacionais, e o plano é apresentar o projeto a investidores até 2027.

O Projeto em Números e a Disputa por Passageiros
Com uma extensão de 417 km, a linha de alta velocidade ligará as duas maiores metrópoles do Brasil, oferecendo estações com integração a metrôs e trens urbanos. A capacidade de transporte é colossal: a estimativa é movimentar até 30 milhões de passageiros por ano, uma média de 45 mil pessoas diariamente.
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Tarifas: O preço das passagens deve variar entre R$ 300 e R$ 500, dependendo da categoria de serviço escolhida.
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Competitividade: O objetivo da TAV Brasil é competir diretamente com o transporte rodoviário e, principalmente, com o aéreo. A redução do tempo de viagem para apenas 90 minutos pode desviar uma parcela significativa do tráfego aéreo entre as duas capitais, que hoje é uma das rotas mais movimentadas do mundo.
Modelo de Concessão e Investimento
O projeto representa um investimento privado de cerca de R$ 60 bilhões, sem qualquer aporte de dinheiro público. Em 2023, a TAV Brasil obteve a autorização da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) para construir e explorar a linha por 99 anos, utilizando o mecanismo da Lei das Ferrovias que permite concessões privadas sem a necessidade de licitação.
Embora o projeto tenha ganhado impulso recente, ele é fruto de mais de 35 anos de tentativas e estudos no Brasil. A TAV Brasil, criada em 2022, tem a expectativa de finalizar e entregar toda a documentação de viabilidade ao governo ainda em 2025.
Você acredita que o trem-bala finalmente sairá do papel até 2032? Compartilhe sua opinião sobre este mega projeto!
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.