O jogo virou: Sedã japonês despenca e vendas caem pela metade

Sedã médio importado registra queda de -55,19% nas vendas em novembro de 2025, vendendo apenas 341 unidades. Entenda por que a baixa pode sinalizar a chegada iminente da nova geração do modelo, que terá design renovado e mais equipamentos.

O mercado de sedãs médios no Brasil viu um de seus competidores registrar um desempenho surpreendentemente baixo em novembro de 2025. Após um pico notável no mês anterior, o modelo, importado do México, emplacou apenas 341 unidades, marcando uma acentuada queda nas vendas.

Nissan Sentra registra forte queda nas vendas em novembro

Em outubro, as vendas haviam atingido 761 unidades, refletindo uma forte reação no volume de emplacamentos. No entanto, novembro trouxe um declínio de -55,19% em relação ao mês anterior, um resultado que chamou a atenção no segmento. Apesar do revés, o sedã vinha mantendo uma trajetória de vendas relativamente estável ao longo de 2025, com volumes tão baixos vistos apenas no início do ano.

Mesmo com a estabilidade anterior, o resultado anual do sedã ainda o coloca muito distante da liderança do segmento. Até o final de novembro de 2025, o modelo acumulava 4.763 unidades vendidas. Para contextualizar, seu principal concorrente, o líder de vendas, já havia emplacado 31.157 unidades no mesmo período.

Nissan Sentra registra forte queda nas vendas em novembro – Foto: Divulgação

Transição de geração pode explicar a retração

A forte retração nas vendas de novembro pode ser um indicativo de um período de transição. A geração atual do veículo no mercado brasileiro está próxima de ser descontinuada para dar lugar à sua nova versão, já apresentada no exterior.

Leia aqui: Ousadia japonesa: Sedan médio dispara e mais que dobra suas vendas

A próxima atualização trará uma revolução completa no design do sedã, além de incorporar uma série de novos equipamentos para torná-lo mais competitivo.

  • Mecânica Mantida: Apesar das mudanças visuais e tecnológicas, a parte mecânica deve ser preservada. O modelo continuará utilizando seu motor 2.0, movido exclusivamente a gasolina, que entrega 151 cavalos de potência e 20 kgfm de torque.

  • Transmissão e Origem: O conjunto será mantido com o câmbio automático CVT que simula oito marchas. A importação do modelo seguirá sendo feita a partir do México.

A queda nas vendas do modelo atual é um comportamento comum no mercado automotivo quando uma nova geração está prestes a ser lançada, indicando que os consumidores podem estar segurando a compra na expectativa do veículo renovado.

O que você espera da nova geração deste sedã médio? Deixe sua opinião!

 

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Robson Quirino
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Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.