Rodízio de SP será suspenso no Natal e Ano Novo; veja as datas
Rodízio de SP suspenso! Veja datas de início e fim da liberação para o Natal e Ano Novo e evite multas na volta
Motoristas de São Paulo podem comemorar: a Prefeitura confirmou a suspensão do rodízio municipal de veículos durante as festas de fim de ano. A medida libera a circulação de carros de passeio no Centro Expandido por quase três semanas.
Acompanhe o Garagem360 e saiba quais as datas da suspensão!
Quando começa o rodízio de veículos em SP?
Seguindo a tradição de férias escolares e redução de fluxo, a Prefeitura de São Paulo determinou que os carros de passeio poderão circular livremente, em qualquer horário, entre o Natal e o início de janeiro. Anote na agenda para não se perder:
- Início da suspensão: 22 de dezembro de 2025 (segunda-feira)
- Fim da suspensão: 9 de janeiro de 2026 (sexta-feira)
- Retorno do rodízio: 12 de janeiro de 2026 (segunda-feira)
Isso significa que, entre os dias 22/12 e 09/01, você não precisa se preocupar com o final da placa do seu carro ao transitar pelo Centro Expandido nos horários de pico (7h às 10h e 17h às 20h).
Veja também Vai viajar no Natal? Cuidado com a “pegadinha” da velocidade máxima para não levar multa
Cuidado: liberação NÃO é para todos
No entanto, é importante destacar que essa “folga” vale exclusivamente para automóveis de passeio. As restrições continuam valendo normalmente para veículos pesados. Então, se você dirige caminhões ou veículos fretados, as regras abaixo não foram suspensas:
- Rodízio de caminhões (Programa de Restrição ao Trânsito de Caminhões)
- Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC)
- Zona de Máxima Restrição ao Fretamento (ZMRF)
Além disso, a liberação do rodízio não permite o trânsito em corredores e faixas exclusivas de ônibus, que continuam operando com fiscalização normal.
Atenção à volta em 12 de janeiro
O período de liberdade acaba na segunda-feira, 12 de janeiro de 2026. A partir dessa data, as placas com finais 1 e 2 voltam a ser proibidas no horário de pico matinal.
É comum que muitos motoristas esqueçam dessa data ao retornar de viagem e acabem multados logo no primeiro dia útil. Transitar em local e horário não permitido é infração média com multa de R$ 130,16 e mais 4 pontos na CNH.
Com o trânsito livre em São Paulo nessas três semanas, você prefere aproveitar a cidade vazia ou vai pegar a estrada para o litoral/interior? Comente abaixo!
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.
