Mitos desfeitos: Testes confirmam baixíssima radiação eletromagnética em carros elétricos chineses

Testes de CATARC e ADAC confirmam que veículos elétricos chineses (EVs) emitem radiação eletromagnética muito abaixo dos limites (1% do limite nacional). Modelos como Aito M7 e Xiaomi YU7 recebem certificação NESTA de segurança em 6 dimensões.

Um estudo recente, somado a verificações rigorosas de órgãos chineses, está desmistificando preocupações sobre a radiação eletromagnética em veículos elétricos (EVs). Testes em condições reais confirmam que os carros elétricos produzidos na China emitem níveis de radiação extremamente baixos, sendo comparáveis ou até inferiores aos dos tradicionais veículos com motor de combustão interna.

Testes confirmam baixíssima radiação eletromagnética em carros elétricos

A segurança eletromagnética dos EVs chineses foi confirmada por meio de avaliações do Centro de Testes de Veículos de Nova Energia do Centro de Pesquisa e Tecnologia Automotiva da China (CATARC) e pela certificação NESTA (Avaliação Técnica de Segurança de Novas Energias).

As medições realizadas em diversos modelos de EVs, além de um estudo da agência alemã ADAC, indicaram que os picos de radiação nos veículos elétricos ficam concentrados principalmente próximos aos pés e estão muito abaixo dos limites de segurança internacionais.

A radiação eletromagnética na cabine dos EVs chineses varia entre 0,8 a 1,0 μT na fileira dianteira e de 0,3 a 0,5 μT na fileira traseira. Para contextualizar a segurança desse nível, esses valores representam apenas cerca de 1% a 1,3% do limite máximo estabelecido pela China, que é de  100 μT.

Testes confirmam baixíssima radiação eletromagnética em carros elétricos – Foto: Divulgação

Em comparação, itens domésticos comuns, como cobertores elétricos, podem emitir entre emitem de 10 a 50 μT,— níveis consideravelmente superiores aos encontrados nos veículos. Além disso, o processo de carregamento, seja em corrente alternada (CA) ou corrente contínua (CC), não eleva significativamente os níveis de radiação, sendo que o carregamento rápido em CC pode até apresentar leituras menores que o carregamento lento em CA.

Certificação NESTA: Segurança em Seis Dimensões

O CATARC, que já conduziu mais de 300 projetos de avaliação de segurança elétrica em 2025, destacou a importância do sistema de certificação NESTA. Este sistema avalia os veículos em seis áreas críticas de segurança:

  1. Segurança de Carregamento

  2. Segurança Eletromagnética

  3. Segurança Funcional

  4. Segurança de Alta Tensão

  5. Segurança da Bateria

  6. Segurança Contra Incêndio

Até o momento da conferência anual de segurança, 14 modelos chineses já haviam recebido a verificação de segurança elétrica em todas as seis dimensões. O segundo lote de modelos certificados inclui nomes de peso como Aito M7, Onvo L90, Li Auto i8 e Xiaomi YU7, reforçando o compromisso das montadoras chinesas com a qualidade e segurança.

Xiaomi YU7

Melhores Desempenhos de 2025 por Categoria

As avaliações NESTA também reconheceram os modelos que se destacaram em cada dimensão de segurança em 2025, evidenciando a evolução tecnológica do setor:

Dimensão de Segurança Modelos com Melhor Desempenho (Destaques)
Segurança de Carregamento BYD Han L, Lynk & Co 900 e Hyundai Elexio
Segurança Eletromagnética Mercedes-Benz CLA, Li Auto i8, Zeekr 9X e Geely Galaxy M9
Segurança Funcional Onvo L90, Xiaomi YU7, Galaxy Starship 7 EM-i e Exeed Exlantix ET
Segurança de Alta Tensão Leapmotor B10, Fulwin A9L e Wuling Xingguang 730
Segurança da Bateria Jetour Zongheng G700, Aito M7, M-Hero 817 e Toyota bZ3X
Segurança Contra Incêndio Saic H5, Aito M8, Onvo L60 e iCar V23

Leia aqui: BYD lidera pesquisa de satisfação e define novo padrão no mercado brasileiro

Os dados sobre radiação mudam sua percepção sobre os EVs? Deixe sua opinião sobre a segurança eletromagnética nos carros elétricos!

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.