Abarth quer transformar o ‘lento’ Fiat 500 Hybrid em um hatch esportivo

A Abarth planeja transformar o lento Fiat 500 Hybrid (0-100 km/h em 16,2s) em um hot hatch. Descubra como a divisão esportiva da Fiat enfrentará o desafio de injetar desempenho no pequeno híbrido.

A divisão esportiva Abarth está se preparando para aceitar um desafio de engenharia e marketing: injetar desempenho no recém-lançado e charmoso Fiat 500 Hybrid. O objetivo é claro — e ousado, dada a base de trabalho: converter o microcarro em um verdadeiro hot hatch, visando reacender o entusiasmo de seus fãs e do mercado.

Abarth quer transformar o ‘lento’ Fiat 500 Hybrid em um hatch esportivo

O carro que serve de base, o Fiat 500 Hybrid, possui especificações que, para muitos entusiastas, o classificam como “extremamente lento”. Equipado com um motor de apenas 1.0 litro, o modelo gera modestos 64 cavalos de potência e 9,4 kgfm de torque. O tempo oficial de aceleração de 0 a 100 km/h é de notáveis 16,2 segundos (com transmissão manual).

Embora o compacto priorize a economia de combustível — com ciclos europeus indicando cerca de 46 milhas por galão (cerca de 38 mpg no padrão EPA) — a falta de velocidade é vista como um obstáculo, especialmente se a Fiat planeja um lançamento mais amplo, incluindo o mercado americano.

Abarth quer transformar o 'lento' Fiat 500 Hybrid em um hatch esportivo - Foto: Divulgação
Abarth quer transformar o ‘lento’ Fiat 500 Hybrid em um hatch esportivo – Foto: Divulgação

Leia aqui: Fiat 500 híbrido é o carro de R$ 110 mil que usa motor de Mobi e faz quase 20 km/l

A Necessidade de um Resgate de Desempenho

A Abarth, conhecida por suas versões empolgantes de hatches compactos, sente a pressão para agir. Gaetano Thorel, chefe da Fiat/Abarth na Europa, admitiu que a base de fãs da Abarth não está totalmente satisfeita desde que o 500 original se tornou puramente elétrico, limitando as possibilidades de modificação e a essência tradicional da marca.

A chegada da versão híbrida surge como uma luz no fim do túnel, oferecendo à Abarth um motor de combustão interna com o qual trabalhar novamente. Thorel confirmou a intenção da divisão em dar um “upgrade” no modelo: “Estamos tentando” torná-lo menos lento, o que por si só representa um desafio significativo para os engenheiros da marca do escorpião.

Caption

A missão da Abarth não é apenas melhorar um número no cronômetro, mas sim restaurar a experiência de condução esportiva que seus entusiastas esperam, transformando um carro de 1.134 kg focado em economia em um modelo que possa realmente fazer jus ao emblema Abarth.

O Fiat 500 Hybrid é rápido o suficiente para receber o selo Abarth? Dê seu palpite sobre a potência que ele precisa ter!

 

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.