Novo boneco de teste de colisão que pode salvar vidas de mulheres
Conheça o THOR-5F, o novo boneco de teste de colisão da NHTSA. Saiba como ele usa três vezes mais sensores e simula a anatomia feminina (5º percentil), visando reduzir a alta taxa de lesões (73% mais chances) sofridas por mulheres em acidentes de carro.
Existe uma estatística alarmante nas estradas: as mulheres têm 73% mais chances de sofrer lesões e 17% mais chances de morrer em acidentes de carro do que os homens. Essa disparidade evidencia uma falha histórica nos testes de segurança veicular, que dependem majoritariamente de manequins baseados na anatomia masculina.
Novo boneco de teste de colisão que pode salvar vidas de mulheres
Para enfrentar esse problema crítico, a Administração Nacional de Segurança Rodoviária (NHTSA) dos Estados Unidos está introduzindo uma ferramenta de teste revolucionária: o THOR-5F.
O nome THOR significa Dispositivo de Teste para Restrição de Ocupante Humano. O sufixo “5F” indica que o boneco representa o 5º percentil feminino, ou seja, ele é dimensionado para refletir as características de 95% da população de mulheres adultas americanas.

O THOR-5F representa um salto tecnológico gigantesco em relação ao manequim padrão atual, o envelhecido Hybrid III:
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Três Vezes Mais Sensores: O THOR-5F coleta muito mais dados, facilitando o trabalho das equipes de segurança.
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Anatomia Realista: Desenvolvido pela empresa Humanetics, o boneco é flexível (capaz de torcer e dobrar) e seu formato reflete as diferenças esqueléticas entre os sexos.
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Simulação de Lesões: O novo boneco possui sensores de pressão no abdômen e na pelve, permitindo modelar lesões nessas áreas com uma precisão que o Hybrid III simplesmente não consegue oferecer.
O THOR-5F utiliza a mesma tecnologia avançada já aplicada no manequim masculino THOR-50M, atualmente em avaliação pela NHTSA.

A Adoção Demorada, Mas Inevitável
Considerando que as mulheres representam pelo menos metade de todos os motoristas registrados, a introdução de um manequim de teste que reflita sua anatomia é uma medida esperada há muito tempo.
Infelizmente, a adoção completa do THOR-5F pelos procedimentos de testes da NHTSA ainda levará tempo. A expectativa é que, quando o manequim estiver totalmente certificado, ele só comece a avaliar de forma oficial os carros dos modelos-anos 2027 ou 2028.
A boa notícia é que muitos fabricantes de automóveis já utilizam manequins mais avançados, incluindo modelos femininos, durante a fase de desenvolvimento de seus veículos. A oficialização e a transparência geradas pela NHTSA com a eventual adoção do THOR-5F garantirão que os consumidores tenham acesso a dados mais claros sobre os esforços de engenharia para proteger todos os ocupantes.
Você acredita que a adoção de manequins femininos mais precisos deveria ser obrigatória e imediata nos testes globais de segurança veicular?
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.