Revelado: duas motos ameaçam o mercado e miram o pódio do Dakar; descubra
Novas motos chinesas da ZXMoto chegam com 115 cv e foco no Dakar. Conheça a 820ADV e a 450 Rally, as máquinas que desafiam a Europa
As novas motos chinesas que prometem virar o jogo no mercado global acabam de ser reveladas diretamente de Milão. Estamos falando da ZXMoto, marca que apresentou a robusta 820ADV e a levíssima 450 Rally, ambas projetadas pela mente brilhante de Zhang Xue. Acompanhe o Garagem360 e conheça!
Novas motos chinesas da ZXMoto assustam a concorrência
Escondida em um estande modesto no EICMA, a ZXMoto mostrou que não está para brincadeira. Por trás dessa marca, nascida em 2024, está Zhang Xue, o executivo visionário que fundou a Kove e chocou o mundo ao colocar uma moto chinesa no fim do Dakar em tempo recorde.

Agora, ele volta com uma profecia de arrepiar a indústria europeia: “Nos próximos cinco anos, 50% das principais marcas serão chinesas”. E a prova dessa ambição não é apenas discurso, é hardware de ponta.
Atualmente, a ZXMoto já possui uma linha completa com esportivas, nakeds e agora, duas joias que preenchem lacunas cruciais no mercado.
Como é a ZXMoto 820ADV?
A primeira grande aposta é a 820ADV. Diferente de protótipos vazios, esta moto traz um motor de três cilindros e 820 cc, ajustado para entregar 115 cv de potência. Embora não seja o motor mais potente da categoria no papel, ele entrega exatamente o que o mercado pede: confiabilidade e força utilizável.

A estratégia aqui é clara: Xue não está lançando apenas um modelo isolado. Ele está construindo um catálogo robusto para uma “megamarca” global. A velocidade de desenvolvimento é algo que a Europa já não consegue acompanhar, transformando a 820ADV em um aviso claro de que a hegemonia ocidental está ameaçada.
Leia também: 5 opções de motos baratas e econômicas: preços de R$ 8 mil, R$ 9 mil, R$ 10 mil e R$ 15 mil
E a ZXMoto 450 Rally?
Se a 820ADV é a moto para viajar o mundo, a 450 Rally é a máquina feita para conquistar o deserto. Este modelo é a evolução lógica da obsessão de Xue pelo Rally Dakar. O dado que impressiona qualquer piloto é o peso: menos de 140 kg.

Isso se traduz em uma agilidade absurda nas dunas e trilhas técnicas. Ao lado das irmãs de motocross (MX250 e MX450), a 450 Rally não é um conceito de salão; é uma moto pronta para competir. Ela abre a “Caixa de Pandora” novamente, provando que a engenharia chinesa atingiu um nível de maturidade esportiva invejável.
ZXMoto tem plano de expansão “imparável”
O fato de a 820ADV ter passado quase despercebida pela mídia tradicional diz muito sobre a subestimação do ocidente. Enquanto muitos ignoravam o estande, a marca confirmava planos agressivos. A empresa vai dobrar seu time de engenharia, saltando de 200 para 400 profissionais já no próximo ano.
Essa “moto adventure” que poucos fotografaram não é apenas um lançamento, é o símbolo de uma mudança tectônica na indústria. Se a previsão de Zhang Xue se concretizar, em meia década, motos como a ZXMoto serão a regra, e não a exceção.
A ousadia de Zhang Xue te convenceu? Você acredita na previsão de que as novas motos chinesas dominarão 50% do mercado ou acha que as marcas tradicionais ainda têm fôlego? Conte para a gente!
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.