Mudança de planos: por que a nova picape da VW não chega agora?

A nova picape da VW, a Udara, já tem data para entrar na linha de produção. Descubra o cronograma e quando ela chega às lojas

A nova picape da VW, conhecida internamente como Projeto Udara, finalmente tem um cronograma definido, mas será preciso um pouco mais de paciência. O modelo começa a ganhar vida na linha de montagem apenas na quarta semana de janeiro de 2026. Acompanhe o Garagem360 e saiba mais!

Por que a nova picape da VW não chega agora?

A resposta para essa pergunta está na complexidade da operação em São José dos Pinhais (PR). Atualmente, a Volks trava uma verdadeira corrida contra o tempo para adaptar sua fábrica. O desafio é logístico: a linha de montagem será compartilhada com o T-Cross, o SUV mais vendido do Brasil. As adaptações começaram em julho e têm previsão de término para dezembro.

Nova picape VW Udara
Volkswagen Udara. Foto: Divulgação

 

Porém, a “mudança” deve acontecer durante o recesso de fim de ano (de 23 de dezembro a 12 de janeiro). É nesse período que a marca fará os ajustes finais na área de armação da carroceria traseira, preparando o terreno para o nascimento da VW Udara.

Fabricação deve começar em janeiro de 2026

A data que você precisa marcar no calendário é a quarta semana de janeiro de 2026. É quando começa a fase de “produção piloto”. Isso não significa que o carro vai para as lojas no dia seguinte.

Essa etapa serve para validar a linha de montagem, testando se os robôs e operadores conseguem lidar com os novos componentes e processos da picape sem travar a produção do T-Cross.

Porém, aí vem o balde de água fria: fontes ligadas à fábrica indicam que a produção em série (para venda) deve começar apenas no terceiro trimestre de 2026. Ou seja, o lançamento comercial ficará para a segunda metade do ano.

Leia também: Inacreditável: Nissan lança SUV com peça-chave da Mitsubishi e surpreende

Como será a VW Udara?

A espera promete valer a pena. A VW Udara não quer ser apenas mais uma; ela quer dominar o segmento das picapes intermediárias monobloco. Posicionada estrategicamente acima da Saveiro e abaixo da Amarok, ela usará a plataforma MQB do T-Cross, garantindo conforto de SUV.

Nova picape VW Udara
Projeção da cabine interna da VW Udara. Foto: Reprodução

 

Porém, o segredo revelado pelas “mulas” de teste flagradas recentemente está na suspensão traseira. Ela adota uma arquitetura muito similar à da Fiat Strada, focada em robustez e capacidade de carga, corrigindo uma crítica comum às picapes urbanas.

O cenário da batalha que temos é este:

  • Principal rival: Fiat Toro (a líder a ser batida);
  • Outras concorrentes: Chevrolet Montana e Renault Oroch;
  • Diferencial: tecnologia alemã com robustez de carga validada no Brasil.

A nova picape da VW é a aposta mais importante da marca na década. Com R$ 3 bilhões em jogo, a Volkswagen não pode errar. O atraso para o fim de 2026 indica que a montadora quer entregar um produto maduro, capaz de destronar a Fiat Toro logo no lançamento.

Você esperaria até o final de 2026 pela VW Udara ou compraria uma Toro ou Montana hoje mesmo? Conte para a gente!

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Kawane Licheski
Escrito por

Kawane Licheski

Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.