Mudança de planos: por que a nova picape da VW não chega agora?
A nova picape da VW, a Udara, já tem data para entrar na linha de produção. Descubra o cronograma e quando ela chega às lojas
A nova picape da VW, conhecida internamente como Projeto Udara, finalmente tem um cronograma definido, mas será preciso um pouco mais de paciência. O modelo começa a ganhar vida na linha de montagem apenas na quarta semana de janeiro de 2026. Acompanhe o Garagem360 e saiba mais!
Por que a nova picape da VW não chega agora?
A resposta para essa pergunta está na complexidade da operação em São José dos Pinhais (PR). Atualmente, a Volks trava uma verdadeira corrida contra o tempo para adaptar sua fábrica. O desafio é logístico: a linha de montagem será compartilhada com o T-Cross, o SUV mais vendido do Brasil. As adaptações começaram em julho e têm previsão de término para dezembro.

Porém, a “mudança” deve acontecer durante o recesso de fim de ano (de 23 de dezembro a 12 de janeiro). É nesse período que a marca fará os ajustes finais na área de armação da carroceria traseira, preparando o terreno para o nascimento da VW Udara.
Fabricação deve começar em janeiro de 2026
A data que você precisa marcar no calendário é a quarta semana de janeiro de 2026. É quando começa a fase de “produção piloto”. Isso não significa que o carro vai para as lojas no dia seguinte.
Essa etapa serve para validar a linha de montagem, testando se os robôs e operadores conseguem lidar com os novos componentes e processos da picape sem travar a produção do T-Cross.
Porém, aí vem o balde de água fria: fontes ligadas à fábrica indicam que a produção em série (para venda) deve começar apenas no terceiro trimestre de 2026. Ou seja, o lançamento comercial ficará para a segunda metade do ano.
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Como será a VW Udara?
A espera promete valer a pena. A VW Udara não quer ser apenas mais uma; ela quer dominar o segmento das picapes intermediárias monobloco. Posicionada estrategicamente acima da Saveiro e abaixo da Amarok, ela usará a plataforma MQB do T-Cross, garantindo conforto de SUV.

Porém, o segredo revelado pelas “mulas” de teste flagradas recentemente está na suspensão traseira. Ela adota uma arquitetura muito similar à da Fiat Strada, focada em robustez e capacidade de carga, corrigindo uma crítica comum às picapes urbanas.
O cenário da batalha que temos é este:
- Principal rival: Fiat Toro (a líder a ser batida);
- Outras concorrentes: Chevrolet Montana e Renault Oroch;
- Diferencial: tecnologia alemã com robustez de carga validada no Brasil.
A nova picape da VW é a aposta mais importante da marca na década. Com R$ 3 bilhões em jogo, a Volkswagen não pode errar. O atraso para o fim de 2026 indica que a montadora quer entregar um produto maduro, capaz de destronar a Fiat Toro logo no lançamento.
Você esperaria até o final de 2026 pela VW Udara ou compraria uma Toro ou Montana hoje mesmo? Conte para a gente!
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.