Carro explode ao abastecer cilindro de GNV; veja como evitar o acidente

GNV ficou mais caro em março
GNV pode comprometer o espaço do porta-malas (Foto: Instituto Combustível Legal)
publicidade

Um cilindro de gás GNV explodiu na última terça-feira, 26, ao abastecer em um posto de combustível no Rio de Janeiro. No entanto, especialistas afirmam que acidentes acontecem quando os carros estão em situação irregular. Veja como evitar o acidente.

Um carro explodiu na última terça-feira, 26, ao abastecer o carro com GNV. Veja como é possível evitar o acidente
Um carro explodiu na última terça-feira, 26, ao abastecer o carro com GNV. Veja como é possível evitar o acidente (Foto: Reprodução)
publicidade

Explosões de carros movidos a GNV acontecem por situação irregular

Segundo os dados da Secretaria Nacional de Trânsito, a Sentran, a conversão de carros para o uso do Gás Natural Veicular, o GNV, cresceu 74% no primeiro semestre de 2022 no comparativo com o mesmo período de 2020.

A ação é consequência do constante aumento de combustíveis, como a gasolina e o etanol. No entanto, o aumento de carros convertidos também faz com que o percentual de irregularidades aumentem.

VEJA TAMBÉM

Na última terça-feira, 26, um carro adaptado ao uso do GNV explodiu enquanto abastecia em um posto de combustível no Rio de Janeiro.  Após o ocorrido o motorista do veículo, Mário Magalhães da Penha, de 67 anos, foi levado ao hospital em estado grave, porém, não resistiu aos ferimentos e acabou falecendo na madrugada desta quarta-feira, 27.

publicidade

O acidente aconteceu instantes depois de Mário abrir o porta-malas do carro, onde estava localizado o cilindro do GNV. Porém, de acordo com os frentistas do posto de combustível, o cilindro estava em mau estado e com indícios de ferrugem.

Diante do cenário, a Associação Nacional dos Organismos de Inspeção, a Angis, informou em nota que os acidentes que envolvem carros GNV acontecem porque os veículos não estão em condições corretas de circulação.

publicidade

“A inspeção de segurança veicular é indispensável para a preservação das vidas no trânsito. Todos os acidentes em carros com sistemas GNV aconteceram, comprovadamente, em veículos que estavam em situação irregular sem as inspeções em dia”, declarou o presidente da Angis, Aquiles Pisanelli.

Um carro explodiu na última terça-feira, 26, ao abastecer o carro com GNV. Veja como é possível evitar o acidente
Entidade afirma que acidentes acontecem por irregularidades (Foto: Reprodução)

Como evitar acidentes com o Gás Natural Veicular

Para que o uso do GNV seja seguro, a conversão deve ser realizada exclusivamente em empresas credenciadas pelo Instituto de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) e devem passar por inspeção técnica para receber o certificado de segurança veicular.

publicidade

Além disso, o proprietário deve seguir a legislação federal que determina a inspeção veicular anual inicial e periódica obrigatória para a renovação do Certificado de Segurança Veicular (CSV).

A inspeção tem o objetivo de verificar fixação do suporte, se o cilindro está dentro da validade e se tem alguma avaria aparente, além de conferir o sistema de ventilação, o redutor de pressão, verificar pontos de possível vazamento, entre outras medidas que asseguram a qualidade da instalação do equipamento.

Após avaliação, o proprietário recebe o selo de inspeção, que comprova que o kit GNV, naquele momento, não apresentava vazamentos e que todos os componentes estavam dentro das normas de instalação e segurança previstas.

publicidade

Além da inspeção em dia, outras dicas podem auxiliar para reduzir os riscos de acidentes, veja quais são elas:

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

  • O motor do veículo deve ser desligado;
  • Devem ser desligados todos os componentes da parte elétrica, como faróis e equipamento de som;
  • Não utilizar o telefone celular;
  • Os ocupantes do veículo devem aguardar em local seguro, afastado do veículo;
  • Equipamentos elétricos e eletrônicos devem permanecer desligados;
  • O porta-malas e o capô devem ficar abertos;
  • O frentista deve fazer o aterramento próximo à válvula do abastecimento;
  • É proibido fumar ou usar isqueiros ou fósforos na zona de abastecimento;
  • Antes de ligar o veículo, verificar se a mangueira de abastecimento foi devidamente desconectada.
Um carro explodiu na última terça-feira, 26, ao abastecer o carro com GNV. Veja como é possível evitar o acidente
Acidente pode ser evitado com a inspeção anual em dia (Foto: reprodução)
publicidade

O que você achou? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
ASSISTA AGORA
×

Mais veloz que esses carros? Apenas as notícias que traremos até você!

Cadastre-se na nossa newsletter e além de ficar por dentro de todos lançamentos, você também será o primeiro a ser notificado dos nossos testes e outras noticias incríveis por e-mail!
Veja mais ›
Fechar