Crise de estoque ou ofensiva chinesa? Vendas do Toyota Corolla Cross despencam 50%
Vendas do Toyota Corolla Cross caem 50% em outubro devido à paralisação da fábrica. Mas a crise coincide com a forte ascensão de SUVs chineses como Haval H6 e BYD Song no mercado brasileiro.
O Toyota Corolla Cross, um dos SUVs médios mais vendidos do Brasil e frequentemente um forte competidor no ranking geral, sofreu uma queda drástica de mais de 50% nas vendas em outubro de 2025. O modelo, que havia emplacado 7.282 unidades em setembro, registrou apenas 3.609 exemplares no mês seguinte.
Vendas do Toyota Corolla Cross despencam 50%
Apesar da retração abrupta, que jogou o modelo da Toyota para o 13º lugar entre os SUVs, a explicação para este tombo imediato está ligada a problemas internos da montadora: uma paralisação temporária na fábrica de motores da Toyota em Porto Feliz (SP).
O incidente, causado por um forte temporal, comprometeu a produção e a cadeia de suprimentos, reduzindo drasticamente o estoque nas concessionárias e forçando a interrupção das entregas do Corolla Cross (e também do Corolla sedã).
No entanto, a crise de produção da Toyota coincide com o momento de maior agressividade das montadoras chinesas no segmento de SUVs médios.

A ascensão imparável dos híbridos chineses
Embora o principal motivo da queda do Corolla Cross em outubro tenha sido a paralisação da fábrica, o cenário é de intensa pressão competitiva, principalmente vinda da China:
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GWM Haval H6: O SUV híbrido da GWM emplacou 3.489 unidades em outubro (quase o mesmo que o Corolla Cross, que vendeu 3.609), consolidando-se como o híbrido mais vendido do país.
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BYD Song Pro/Plus: O SUV híbrido da BYD também tem crescido consistentemente, somando 3.444 unidades em outubro, um número que o coloca logo atrás do rival japonês no ranking mensal.
O Fato: No segmento de SUVs médios, o Jeep Compass (6.257 unidades) liderou, seguido de perto pelo CAOA Chery Tiggo 7 (4.248 unidades). Com o Haval H6 e o BYD Song logo na cola, o Corolla Cross, mesmo com a produção normalizada, enfrenta uma concorrência eletrificada inédita.
Enquanto a Toyota sofre com a escassez de veículos, as marcas chinesas, como BYD e GWM, seguem investindo maciçamente em veículos híbridos e elétricos com alta tecnologia, preços competitivos e, no caso da BYD, descontos agressivos em vendas diretas que impactam diretamente a percepção de valor dos SUVs tradicionais.
A expectativa é que o Corolla Cross só volte ao seu patamar normal de vendas em 2026, enfrentando um mercado muito mais hostil do que antes.
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.