Rumo ao carbono zero: Bravo Logística investe R$ 29 Milhões em biometano e inaugura ponto de abastecimento em Paulínia

A Bravo Logística investe R$ 29 milhões e inaugura ponto de abastecimento próprio de biometano em Paulínia-SP, reforçando a frota com 23 carretas Scania. Saiba como a empresa visa reduzir 800 toneladas de CO2 anualmente.

Bravo Serviços Logísticos, gigante no setor de armazenamento e distribuição para o mercado agrícola, deu um passo decisivo em sua jornada de descarbonização ao inaugurar um ponto de abastecimento próprio de biometano em Paulínia, São Paulo. A iniciativa representa um investimento total de R$ 29 milhões — R$ 4 milhões no ponto de abastecimento e R$ 25 milhões na frota — e reforça o compromisso da companhia com a sustentabilidade e a redução de emissões.

Bravo Logística investe R$ 29 Milhões em biometano e inaugura ponto de abastecimento em Paulínia

Localizado na principal base operacional da empresa, o novo ponto abastecerá uma frota de 23 carretas da Scania (modelos G410 e G460) dedicadas às operações de transferência e distribuição de produtos. A escolha de Paulínia é estratégica, pois a cidade está a apenas 200 km do Porto de Santos e abriga um dos maiores parques industriais de químicos e bioquímicos do Brasil.

A decisão de investir em um ponto próprio de biometano faz parte de uma estratégia abrangente da Bravo para reduzir as emissões de CO2 e se posicionar como líder em sustentabilidade no setor logístico.

Segundo Marcos Azevedo, head de Sustentabilidade da Bravo, a empresa buscou uma alternativa ainda mais limpa após uma fase inicial de testes com caminhões movidos a Gás Natural Veicular (GNV). O biometano foi identificado como a solução mais viável no momento, já que outros biocombustíveis ainda não possuem ampla disponibilidade.

“A Bravo enxerga o projeto como uma oportunidade, em um contexto de preocupação com mudanças climáticas e aumento da demanda por soluções de baixo carbono,” explica Azevedo.

Bravo inaugura ponto de abastecimento de biometano - Foto: Reprodução
Bravo inaugura ponto de abastecimento de biometano – Foto: Reprodução

A expectativa é que a iniciativa permita à Bravo reduzir até 800 toneladas de emissões de carbono por ano, além de proporcionar benefícios econômicos de longo prazo.

Logística e Expansão

O biometano será fornecido ao ponto de abastecimento por uma usina do setor sucroenergético de São Paulo, utilizando carretas feixe (reservatórios móveis) que serão trocadas conforme a demanda, garantindo um fornecimento contínuo.

A Bravo conta com o apoio da Necta para a implantação dos corredores de abastecimento. Com a regulamentação dos CGOB’s (Certificados Garantia de Origem do Biometano), estabelecidos pelo Decreto nº 12.614/2025, espera-se que essas rotas possam se tornar totalmente verdes.

As rotas de transferência iniciais com biometano estão focadas nas regiões de São Paulo, Minas Gerais e Paraná. Entre as principais estão:

  • Paulínia/SP – Interior SP: Rotas dedicadas entre centros logísticos e indústrias adjacentes.
  • Paulínia/SP – Uberaba/MG: Necessitará de complemento de GNV no meio do caminho (provavelmente em Ribeirão Preto/SP) devido à distância e à autonomia atual dos caminhões.
  • Paulínia/SP – Ibiporã/PR: Também exigirá complemento de GNV em Ourinhos/SP e um reabastecimento com biometano disponível em posto local de Londrina/PR.

As rotas de distribuição de produtos acabados sairão primariamente de Paulínia para atender o mercado do interior de São Paulo.

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Robson Quirino
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Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.