Os 3 SUVs mais baratos do Brasil: Comparativo entre os modelos abaixo de R$ 106 mil
Descubra os 3 modelos de SUV com preços mais baixos: Fiat Pulse (a partir de R$ 99.990), Citroën Basalt e Volkswagen Tera. Compare preços, motores 1.0/1.3 aspirados e itens de série como airbags e centrais multimídia.
O mercado brasileiro de SUVs compactos está cada vez mais competitivo, com as montadoras disputando a atenção (e o bolso) dos consumidores. Se você busca um utilitário esportivo novo com o melhor custo-benefício, confira a lista dos três modelos mais acessíveis do país, com preços que partem de menos de R$ 100 mil.
Os 3 SUVs mais baratos do Brasil: Conheça os modelos abaixo de R$ 106 mil
1. Fiat Pulse 1.3 MT
| Característica | Detalhe | 
| Versão | Drive 1.3 MT | 
| Preço Oficial | R$ 99.990 | 
| Motor | 1.3 Firefly 8V (Aspirado) | 
| Potência/Torque | 107 cv e 13,7 kgfm | 
| Câmbio | Manual de 5 velocidades | 
O Fiat Pulse assegura a liderança no ranking dos SUVs mais baratos com sua versão de entrada. Recentemente atualizada para a linha 2026, a versão Drive marcou o retorno da opção com câmbio manual, o que permitiu à Fiat reduzir o preço.

Destaques de Série:
- 4 airbags
- Ar-condicionado automático e direção elétrica
- Faróis e lanternas traseiras em LED
- Central multimídia com tela de 8,4”
- Porta-malas de 370 litros
O visual foi levemente atualizado para a linha 2026, com foco na dianteira para alinhar o Pulse à nova identidade visual da Fiat na Europa.
2. Citroën Basalt 1.0 Feel MT
| Característica | Detalhe | 
| Versão | 1.0 Feel MT | 
| Preço Oficial | R$ 101.490 | 
| Preço em Oferta | R$ 93.990 | 
| Motor | 1.0 Firefly 6V (Aspirado) | 
| Potência/Torque | 75 cv e 10 kgfm | 
| Câmbio | Manual de 5 marchas | 
O Citroën Basalt ocupa a segunda posição na tabela de preços e, de quebra, é o SUV-cupê mais barato do Brasil. Apesar de seu preço de tabela oficial estar um pouco acima dos R$ 100 mil, a marca francesa frequentemente o oferece em promoções que o colocam até mesmo mais barato que alguns hatchbacks.

Destaques de Série:
- 4 airbags e câmera de ré
- Central multimídia de 10″ com Android Auto e Apple CarPlay sem fio
- Painel digital
- Rodas de liga leve de 16″
A versão de entrada Feel 1.0 traz um pacote robusto de equipamentos, oferecendo um excelente custo-benefício para quem busca um design mais moderno e itens de tecnologia.
3. Volkswagen Tera MPI MT
| Característica | Detalhe | 
| Versão | Tera MPI MT | 
| Preço Oficial | R$ 105.890 | 
| Motor | 1.0 MPI (Aspirado) | 
| Potência/Torque | 84 cv e 10,3 kgfm | 
| Câmbio | Manual de 5 marchas | 
O Volkswagen Tera é a mais recente adição ao segmento e trouxe a marca alemã para a faixa de SUVs de entrada. A versão básica utiliza o confiável motor 1.0 aspirado, já conhecido em modelos como Polo e Up!.

Destaques de Série:
- 6 airbags
- Painel de instrumentos digital de 8”
- Central multimídia VW Play de 10,1” com volante multifuncional
- Sensor de estacionamento traseiro
- Porta-malas de 350 litros
O Tera se destaca por oferecer um alto padrão de segurança desde a versão de acesso, com seis airbags de série, e por incluir o sistema de entretenimento VW Play, elevando o nível de tecnologia no segmento.
Comente abaixo! Entre o Fiat Pulse, o Citroën Basalt e o Volkswagen Tera, qual deles oferece o melhor custo-benefício para você e por quê?
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

 
                             
                 
                 
                