Carro elétrico entra em combustão instantânea e fica destruído em segundos
Veículo elétrico Li Mega da Li Auto pega fogo em Xangai, sendo totalmente destruído em segundos. Entenda o impacto do incêndio, que atingiu a bateria CATL, no desempenho de vendas e na segurança do monovolume chinês.
Um sério incidente abalou a confiança no mercado de veículos elétricos (EVs) na China. Na última quarta-feira, 23 de outubro, um monovolume elétrico Li Mega pegou fogo repentinamente enquanto trafegava pelo distrito de Xuhui, em Xangai, sendo completamente destruído em cerca de dez segundos.
Carro elétrico entra em combustão instantânea e fica destruído em segundos
O incêndio, que começou no chassi onde está alojada a bateria fabricada pela CATL, levanta preocupações imediatas sobre a segurança do modelo, que é o primeiro veículo elétrico a bateria da marca Li Auto. A empresa já enviou pessoal ao local e está cooperando ativamente com o corpo de bombeiros na investigação para determinar a causa da ignição.
Lançado em março de 2024, o Li Mega utiliza a bateria ternária NMC Qilin da CATL e se destaca por suportar a tecnologia de carregamento 5C. Até setembro de 2025, o veículo havia registrado a venda de 25.817 unidades, com um recorde de 3.277 entregas apenas naquele mês. No entanto, um incêndio tão rápido e destrutivo pode influenciar negativamente o desempenho futuro do mercado deste veículo multiuso.

A rapidez da ignição e a destruição completa do carro, do qual restou apenas a estrutura metálica, sugerem que a bateria pode ter sido a fonte. Embora não tenha havido colisão antes do fogo se espalhar, o caso gera grande apreensão, especialmente porque pelo menos outros dois monovolumes Li Auto Mega pegaram fogo desde junho de 2025, embora a Li Auto tenha atribuído esses incidentes a fatores externos.
Felizmente, no caso de Xangai, as portas do Mega se abriram automaticamente, permitindo que o motorista e o passageiro saíssem da cabine a tempo.

Mais detalhes sobre o Li Mega
O Li Mega é um monovolume de grandes dimensões (5350 mm de comprimento) com sete assentos internos e poltronas giratórias opcionais na segunda fileira. É equipado com um sistema de motor duplo 4WD que entrega uma potência máxima de 400 kW (536 cv). A bateria ternária NMC de 102,7 kWh oferece uma autonomia de 710 km (pelo ciclo CLTC) e permite uma aceleração de 0 a 100 km/h em 5,5 segundos.
Seu preço de venda na China varia de 529.800 yuans (R$ 400 mil) a 559.800 yuans (R$ 420 mil).
Leia aqui: Bateria de estado sólido: chineses chegam a modelo com 1.000 km de autonomia
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.