Finalmente! Nova Ducati Monster 2026 ganha novo motor V-twin de 890cc

Nova Ducati Monster 2026 (Gen 5) foi revelada! Ela troca o motor 937 por um V-twin 890cc de 111 cv, fica mais leve e mais tecnológica

A Ducati Monster 2026 é a quinta geração de uma das motos mais famosas do mundo e chega totalmente reformulada. A marca italiana revelou a nova plataforma técnica da naked, que ficou mais leve, mais moderna e estreia um motor V-twin diferente. Acompanhe o Garagem360 e confira!

O que muda na Ducati Monster 2026?

O coração da nova Monster é a maior mudança. Nesse caso, sai de cena o conhecido motor Testastretta de 937 cc (que temos hoje no Brasil). Entra um novo V-twin de 890 cc (bicilíndrico em V de 90°). A Ducati chama ele de IVT (Intake Variable Timing), pois ele tem abertura de válvulas variável.

Nova Ducati Monster 890 2026
Foto: Divulgação

 

Dessa forma, a potência mudou pouco. O motor novo entrega 111 cv a 9.000 rpm. O torque é de 9,2 kgf.m a 7.250 rpm. Para comparar, o modelo antigo tinha 112 cv e 9,5 kgf.m. A grande vantagem é o peso. Só o motor ficou 5,9 kg mais leve que o Testastretta Evoluzione.

Mais leve e com novo chassi

Mas a ‘dieta’ não parou no motor. A Monster 2026 abandona o quadro tradicional. Ela agora usa um chassi monocoque de alumínio, inspirado nas superesportivas. Isso ajudou a baixar o peso seco total para 175 kg.

A pilotagem também foi ajustada. O guidão está 7 mm mais alto e 7 mm mais avançado. O assento foi rebaixado para 815 mm. Existe até um kit para baixar mais (775 mm). Essa altura facilita o uso no dia a dia.

Pacote completo de eletrônica

A nova geração vem com muita tecnologia. A princípio, ela usa uma plataforma inercial de 6 eixos (IMU). Isso controla todo o pacote eletrônico de segurança. O painel é novo, de TFT com 5 polegadas e conexão Bluetooth.

Nova Ducati Monster 890 2026
Foto: Divulgação

 

Os principais itens incluem:

  • ABS Cornering (funciona em curvas);
  • Ducati Traction Control (DTC) (Controle de tração);
  • Ducati Wheelie Control (DWC) (Controle de “empinada”);
  • Engine Brake Control (EBC) (Controle de freio motor);
  • Quick Shift 2.0 (troca de marchas sem embreagem).

A naked esportiva tem 4 modos de pilotagem. No modo Sport, ela libera toda a potência. Nos modos Urban (Cidade) e Wet (Molhado), a potência é reduzida para 95 cv.

Visual ainda é de uma Monster?

Para a alegria dos fãs, a identidade visual foi preservada. O farol redondo em LED é a marca registrada. O tanque continua volumoso e “musculoso”. A rabeta segue curta, bem esportiva. O tanque foi redesenhado e agora incorpora entradas de ar frontais.

Quando a nova Ducati Monster será lançada?

A moto chega à Europa em fevereiro de 2026. Serão duas versões: Monster (padrão) e Monster+ (com para-brisa e capa do assento do passageiro). As cores disponíveis serão o clássico Vermelho Ducati e o Branco (Iceberg White). No entanto, a  ainda não confirmou a vinda da nova geração.

Curtiu as mudanças? O novo motor 890cc vai fazer sucesso? Deixe sua opinião nos comentários!

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Kawane Licheski
Escrito por

Kawane Licheski

Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.