A “Tesla” das motos? Conheça a nova “supermoto” elétrica com 80cv de potência
Nova moto elétrica Stark Varg SM chega com 80cv, torque de MT-09 e preço de big trail. Conheça a "Tesla das motos"
A nova moto elétrica Stark Varg SM foi anunciada e já está sendo chamada de a “Tesla das motos”. O modelo, uma supermoto (supermotard) para as ruas, tem uma versão Alpha com 80 cv de potência. A máquina promete desempenho de esportiva com preço de big trail. Acompanhe o Garagem360 e saiba mais!
Como é a nova moto elétrica Stark Varg SM?
A Stark Future é uma startup da Espanha e ficou famosa com motos de motocross elétricas. Agora, a empresa lançou a Varg SM, uma versão para o asfalto. A moto já pode ser reservada na Europa, Austrália e EUA. O interessante é que a Royal Enfield investiu pesado na marca.

A Eicher Motors, dona da Royal, comprou 10,35% da Stark. Essa parceria está trocando tecnologias entre as empresas.
Uma “Tesla” com 80 cavalos?
A princípio, a Stark Varg SM é vendida em duas versões. A Standard tem 60 cv e custa 12.990 euros (R$ 81 mil em conversão direta), e a versão “Alpha”, a mais forte, com 80 cv. Ela custa 13.990 euros (R$ 87,7 mil).
Para comparar, o preço é quase o mesmo de uma Honda Africa Twin na Europa. Ou seja, é uma moto elétrica disputando preço com uma big trail muito famosa. A Varg SM está sendo oferecida nas cores branco, cinza e vermelho.
Desempenho que assusta
Porém, o que mais impressiona é a relação peso-potência. A moto pesa só 124,5 kg. O torque é absurdo: 9,3 kgfm. Esse desempenho é comparável ao da Yamaha MT-09, que entrega 9,5 kgfm. A grande diferença é que, sendo elétrica, a força é instantânea.

Assim, a aceleração é brutal e a resposta é imediata. É uma moto que promete ser muito divertida no asfalto.
Ficha técnica da Varg SM
- Bateria e autonomia: a recarga completa leva menos de duas horas. O carregador portátil de 3,3 kW funciona em tomadas 120V ou 240V.
- Autonomia: a marca diz que ela roda até 181 km na cidade. Porém, sites europeus estimam cerca de 80 km em uso mais forte.
- Suspensão: é da famosa marca KYB. Os garfos dianteiros são invertidos e têm 290 mm de curso.
- Freios: assinados pela Brembo, com disco flutuante de 320 mm na dianteira.
- Pneus: a moto usa rodas de 17 polegadas. Os pneus são os esportivos Pirelli Diablo Rosso IV.
E ela vem para o Brasil?
Por enquanto, não há nenhuma previsão oficial. A Stark Future está focada em outros mercados. A Varg SM é uma moto de nicho, muito específica. Ela mostra todo o potencial que as motos elétricas podem alcançar.
Ou seja, a “supermoto” elétrica é realmente impressionante. O preço é alto, mas a tecnologia é de ponta.
E você, teria coragem de acelerar a “Tesla das motos”? Deixe seu comentário aqui embaixo!
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.