A Ténéré 700 definitiva? Yamaha revela nova versão 2026 com mais tecnologia
Yamaha revelou a nova Ténéré 700 World Raid 2026. A big trail ganha IMU (IA), novos modos de pilotagem e tanques mais leves. Confira!
E lá vem ela! A nova Yamanha Ténéré 700 na versão World Raid 2026 foi revelada na Europa, e ela chega repleta de tecnologia que faltava no modelo. Recentemente, a mostrou a moto que parece ser a versão definitiva da big trail. Acompanhe o Garagem360 e veja mais detalhes!
O que a nova Ténéré 700 World Raid 2026 traz de diferente?
Bora conhecer? Essa é a versão mais “parruda” da moto, focada em longas viagens e no off-road pesado. A primeira World Raid saiu em 2022, já com os famosos dois tanques. Agora, em 2026, a principal mudança está na eletrônica. A Yamaha finalmente colocou um pacote de gerenciamento eletrônico completo na moto.
Trata-se de um sistema IMU de seis eixos. Na prática, é um “cérebro” que controla tudo de forma muito mais segura, lendo a inclinação da moto. Antes, a Ténéré era conhecida por ser muito “raiz”. Ela não tinha as ajudas eletrônicas que as rivais já ofereciam. Agora, a Ténéré 700 World Raid 2026 corrige isso.
Mais tecnologia e segurança para pilotar
Esse nome complicado, IMU, significa que a moto ajusta a ajuda da eletrônica em tempo real. A princípio, elaentende se você está em uma curva, acelerando ou freando. Isso permite que a moto tenha novos sistemas de segurança. Veja alguns detalhes:
- Controle de tração: agora é sensível à inclinação.
- ABS de curva: permite frear com mais segurança no meio da curva.
- Controle de derrapagem (SCS): ajuda a não “perder” a traseira.
- Novos modos de condução: graças ao novo acelerador eletrônico (ride-by-wire).
- Controle de cruzeiro: o famoso piloto automático para viagens.
O sistema de freios também melhorou. A moto usa pinças da marca Brembo. Além disso, agora vem com mangueiras de aço trançado (conhecidas como aerokip). Isso aumenta a durabilidade e a precisão na hora de frear.
Motor e autonomia (tanques duplos)
Contudo, o coração da nova Ténéré 700 continua o mesmo. É o famoso motor CP2 de 689 cm³ (bicilíndrico). Ele tem 72,4 cavalos de potência. É um motor muito elogiado pela força em baixa rotação e pela confiança. Onde a Yamaha também mexeu foi nos tanques de combustível. Eles ainda são duplos, localizados nas laterais.
A capacidade total segue sendo de 23 litros. Porém, agora os tanques são feitos de alumínio e estão 1,5 kg mais leves. A autonomia estimada para a moto continua impressionante. A marca fala em cerca de 500 km com um tanque. A suspensão KYB, de altíssima qualidade, foi mantida, assim como o amortecedor de direção.
E a Ténéré 700 no Brasil?
Calma, essa moto cheia de tecnologia é o modelo 2026 para a Europa. Ela chega às lojas de lá em março. As novas cores são a Redline White (branca e vermelha) e Midnight Black (preta).
Contudo, aqui no Brasil, a situação é outra. Estamos recém recebendo a Ténéré 700 “normal”. A confirmou que as primeiras motos chegam às lojas agora, em outubro. O preço sugerido para o modelo brasileiro (que é o “raiz”, sem essa tecnologia toda) é de R$ 72.990, sem o frete.
Curtiu a atualização? A Ténéré 700 agora ficou perfeita ou você prefere a versão mais simples que chegou ao Brasil? Deixe seu comentário abaixo!
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.