Carros elétricos no Brasil – O que esperar em 2025

 A adoção de veículos elétricos em larga escala é um passo fundamental para  em busca de um futuro livre de pegadas de carbono.

O mercado de veículos elétricos vive um momento de grande expectativa. E não é por acaso.  A adoção de veículos elétricos em larga escala é um passo fundamental para  em busca de um futuro livre de pegadas de carbono. O otimismo global tem consequências locais bem óbvias.

Somente no ano passado, o número de vendas de carros e outros veículos eletrificados aumentou 85%. No início deste ano, o país virou o maior mercado da América Latina. Além disso o Brasil possui generosas reservas de boa parte dos minerais necessários para o setor. Com isso, pode-se alavancar o país para a posição de potência mundial na fabricação de carros elétricos.

Aceleração Tecnológica

Pixabay

A busca por soluções para atender às metas ambiciosas do Acordo de Paris e a urgência das mudanças climáticas em nosso mundo estão pressionando pesquisadores, setores da indústria e governos globais. Em 2023, o Governo Federal deu um passo importante em direção à descarbonização da indústria automotiva, com o programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover). O programa promove a competitividade no setor, oferecendo benefícios fiscais para montadoras que produzam veículos sustentáveis e movidos à energia limpa.  

No entanto, há obstáculos pelo caminho, como a infraestrutura para postos de recarga. Além disso, tem também a questão da segurança digital. Com veículos conectados à internet o tempo todo para atualização de software over-the-air, cresce a necessidade de se ter mais privacidade online. No campo regulatório, o jogo segue desigual, com apenas alguns estados concedendo isenção de IPVA, sem que haja ainda uma regra nacional em vigor.   

Uma Nova Indústria

Pixabay

Os obstáculos ainda são consideráveis, sempre existe uma oportunidade por trás de cada desafio. O Brasil vem se tornando um ponto focal no mercado global de veículos elétricos por ser um dos poucos países do mundo com matriz energética majoritariamente hidrelétrica, ou seja, renovável. O país também se destaca pelo investimento em outras fontes de energia limpa, como:

  • Solar
  • Eólica 
  • Biomassa. 

Esse aspecto atrai bastante investidores ESG, que buscam continuamente por projetos sustentáveis nos quais possam investir. Embora o Brasil seja o 5º maior produtor de lítio do mundo, o potencial de suas reservas ainda é quase inexplorado. Essa posição vantajosa pode atrair um ecossistema industrial completo para o país, criando inúmeras oportunidades ao longo da cadeia produtiva.  

Não há dúvidas de que a demanda por veículos elétricos (seja para transporte público, privado ou de carga) está aumentando no país. Na verdade 75% dos motoristas brasileiros afirmaram ter interesse em comprar um carro elétrico. Em 2025, o tamanho da frota aumentou 91%. No entanto, ainda há muito espaço para crescer, já que os veículos eletrificados ainda compõem menos de 1% da frota total em circulação.

No Caminho Certo Para o Futuro

2025 tem tudo para ser um ano histórico para a mobilidade verde do país. No momento, o Brasil está em uma encruzilhada entre um potencial industrial imenso e desafios logísticos severos. A rota a seguir será definida pela capacidade de transformar vantagens naturais em uma cadeia produtiva sustentável e robusta. A consolidação do Brasil como protagonista da economia verde global dependerá de investimentos estratégicos e contínuos. 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Redação
Escrito por

Redação