Deu ruim? Novo Citroën Basalt é reprovado com nota zero no Latin NCAP
O aguardado Citroën Basalt decepcionou no teste de segurança do Latin NCAP ao receber nota zero. Entenda os principais pontos.
O novo Citroën Basalt chegou com uma notícia que ninguém esperava: nota zero no rigoroso teste de segurança do Latin NCAP. O resultado acende um grande alerta sobre a proteção oferecida pelo SUV compacto, que é produzido aqui mesmo no Brasil. Acompanhe o Garagem360 e veja mais detalhes!
Por que o Citroën Basalt tirou nota zero?
A principal razão para o resultado desastroso do Citroën Basalt está na combinação de uma estrutura instável com a falta de tecnologias de segurança. Segundo o relatório oficial do Latin NCAP, o habitáculo do carro foi considerado incapaz de suportar cargas maiores em caso de acidente.

Nos testes, o modelo alcançou apenas 39% de proteção para ocupantes adultos. Embora a cabeça e o pescoço tenham recebido boa proteção no impacto frontal, o peito do motorista teve um desempenho classificado como marginal. Essa falha estrutural, somada à ausência de itens como airbags de cortina, foi decisiva para a nota final.
Como foi o desempenho nos testes de batida?
No teste de impacto frontal, o grande problema foi a proteção para o peito dos ocupantes da frente e o risco de os joelhos baterem em estruturas rígidas do painel. Além disso, o relatório apontou que a estrutura do carro não aguentaria uma batida mais forte, o que é um ponto muito crítico para a segurança.
Já no impacto lateral, o carro se saiu melhor, com boa proteção para cabeça, peito e abdômen. No entanto, o teste de poste, que simula uma batida lateral contra um poste ou árvore, não foi realizado.
Isso porque o Basalt não oferece airbags de cortina como item de série, um equipamento essencial para esse tipo de proteção.
E a segurança para as crianças, como ficou?
Similarmente, a proteção para os pequenos passageiros também apresentou resultados mistos. Utilizando as cadeirinhas com sistema ISOFIX, a proteção para a cabeça foi boa no impacto de frente. Contudo, o teste revelou algumas falhas importantes. Veja os resultados:
- Impacto lateral: a cabeça do boneco que simula uma criança de 3 anos bateu contra a parte interna do carro, o que reduziu a pontuação.
- Airbag do passageiro: o veículo não possui um interruptor para desativar o airbag do passageiro, uma falha considerada grave ao se instalar uma cadeirinha no banco da frente.
- Sinalização: enfim, as etiquetas de aviso sobre o uso de cadeirinhas e os riscos do airbag não cumprem todas as exigências do Latin NCAP.
O que a Citroën diz sobre o resultado?
Procurada pelo Portal iG, a Stellantis, grupo responsável pela Citroën, afirmou que o carro atende a todas as regulamentações vigentes nos países onde é vendido. A empresa reforçou que seus veículos passam por testes rigorosos em seu centro de segurança e que o Basalt conta com aço de alta resistência em sua carroceria.
O resultado do Citroën Basalt no Latin NCAP serve como um lembrete importante para os consumidores pesquisarem bem antes de comprar um carro novo. A segurança deve ser sempre uma prioridade.
Em nota, a Citroën informou o seguinte:
“A Stellantis reforça seu compromisso com a Segurança Veicular e que todos os modelos comercializados atendem as regulamentações nacionais e internacionais vigentes nos países da América Latina e Europa.
Todos os veículos Stellantis comercializados na América do Sul passam por rigorosos protocolos de avaliação realizados no Safety Center, localizado em Betim/MG, o mais moderno centro de testes de colisão do hemisfério sul, que garantem as certificações legais e técnicas necessárias para todos os projetos desenvolvidos pelas marcas da companhia.
Vale ressaltar que a segurança de um veículo é um conjunto concebido desde o início do seu desenvolvimento e vai muito além da oferta individual de itens de segurança ativa e passiva. Além disso, a variante da plataforma CMP permite que toda a gama Citroën tenha uma carroceria com ampla proteção ao habitáculo.
Dos requisitos exigidos pela regulamentação brasileira e também pelas regulamentações globais, para citar os mais relevantes, o Citroën Basalt conta com estrutura robusta, carroceria com aço de alta e ultra resistência, arquitetura com máxima proteção contra choques, testes de colisão aptos e segurança passiva sólida.
Informamos, ainda, que a empresa não financia nem patrocina as avaliações realizadas pela entidade.”
E você, o que achou desse resultado? Chegou a cogitar comprar um Basalt? Conte para a gente!
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.