Nova Yamaha Tracer 7 ganha câmbio que troca as marchas sozinho
A nova Yamaha Tracer 7 2026 foi lançada com uma grande novidade: um câmbio que troca as marchas sozinho! Conheça a tecnologia!
A nova Yamaha Tracer 7 acaba de ser revelada na Europa com uma tecnologia que promete mudar a pilotagem. Lançada como linha 2026, a moto sport-touring estreia um moderno sistema de transmissão automatizada que aposenta de vez o manete de embreagem. Acompanhe o Garagem360 e veja mais detalhes!
Nova Yamaha Tracer 7: o fim do manete de embreagem
Com certeza a grande estrela do lançamento é o sistema Y-AMT (Transmissão Manual Automatizada da Yamaha).
Essa tecnologia permite que o piloto escolha entre uma condução totalmente automática ou trocas de marcha manuais feitas por botões nos punhos. O motor, no entanto, segue o mesmo e consagrado CP2 de dois cilindros e 689 cm³, que entrega 72,4 cv de potência.
Essa inovação da Yamaha chega para competir diretamente com outras marcas que já investem em sistemas parecidos.
A Honda tem o famoso câmbio DCT, enquanto a BMW apresentou recentemente o seu assistente ASA. Isso mostra uma forte tendência de mercado para motos mais confortáveis e fáceis de pilotar.
Como funciona o câmbio Y-AMT?
O sistema Y-AMT é bastante versátil e foi pensado para agradar diferentes estilos de pilotos, oferecendo dois modos principais de funcionamento.
-
Modo Manual (MT): o piloto troca as marchas usando duas pequenas alavancas no punho, uma para subir (+) e outra para descer (-). Tudo isso sem precisar acionar a embreagem.
-
Modo Automático (AT): a moto faz todo o trabalho sozinha. O condutor pode escolher entre o programa “D”, ideal para o trânsito da cidade, e o “D+”, com respostas mais esportivas para estradas.
Nova Tracer 7 automática vem para o Brasil?
Essa é a pergunta que todo motociclista brasileiro está fazendo. Oficialmente, a Yamaha Motor Europe confirmou o lançamento da Tracer 7 2026 com Y-AMT apenas para o mercado europeu. Contudo, a marca ainda não revelou planos de trazer a novidade para o Brasil.
Um fato que joga contra a vinda da tecnologia é que outros modelos que usam o Y-AMT na Europa, como a Tracer 9 e a MT-09, deixaram de ser vendidos por aqui.
No entanto, o mercado está sempre mudando, e a crescente popularidade de motos automáticas da Honda e da no país pode fazer a Yamaha repensar sua estratégia no futuro.
Assim, a tecnologia Y-AMT mostra que o futuro das motos pode ser mais confortável e acessível para todos os públicos.
Conte para a gente, você gostaria de ter uma moto que troca as marchas sozinha para encarar o trânsito do dia a dia?
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.