Invasão ao velho continente: Marca chinesa inicia produção de SUVs na Europa
A Xpeng, montadora chinesa de carros elétricos, inicia a produção dos SUVs G6 e G9 na Áustria em uma fábrica da Magna. Entenda a estratégia da empresa para expandir sua presença na Europa.
A montadora chinesa Xpeng deu um passo importante em sua estratégia de expansão global. A empresa inaugurou sua primeira linha de produção europeia na fábrica da Magna, em Graz, na Áustria. A partir de agora, os SUVs elétricos Xpeng G6 e Xpeng G9 serão fabricados localmente, marcando um novo capítulo para a marca no continente.
Xpeng Inicia Produção na Europa para SUVs G6 e G9
A produção na fábrica da Magna é estratégica para a Xpeng, pois permite à empresa aproveitar as linhas de montagem já existentes e acelerar sua presença no mercado europeu. A unidade de Graz é reconhecida por sua capacidade de produção flexível, atendendo a diversas marcas globais como Mercedes-Benz, BMW, Jaguar Land Rover e Toyota.
Desde que entrou no mercado europeu pela Noruega em 2021, a Xpeng tem mostrado um crescimento significativo. A empresa já expandiu sua atuação para 46 países e regiões e, no primeiro semestre de 2025, registrou mais de 8.000 veículos vendidos na Europa.
O modelo G6 foi o grande destaque, respondendo por 67% das vendas da marca no continente.
Crescimento e planos futuros
Além da produção local, a Xpeng inaugurou seu primeiro centro europeu de pesquisa e desenvolvimento em Munique, na Alemanha.
A instalação tem como objetivo apoiar a adaptação de produtos aos mercados locais, com planos de desenvolver uma linha mais ampla de veículos, incluindo sedãs, SUVs compactos e até mesmo carros elétricos de alto desempenho.
A empresa também planeja apresentar em breve o Xpeng P7+, descrito como seu “carro com IA”, aos consumidores europeus. O presidente e CEO da marca, He Xiaopeng, afirmou que a empresa está construindo um ecossistema focado em inteligência artificial, que abrange não apenas veículos elétricos inteligentes, mas também robôs humanoides e veículos voadores.
O que você acha da entrada da Xpeng no mercado europeu com a produção local? Deixe sua opinião nos comentários!
Leia aqui: Xpeng: mais uma marca chinesa deverá vir para o Brasil
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.