Por que a correia dentada do carro quebra e como evitar esse problema?
Descubra os principais motivos que levam à quebra da correia dentada e como a manutenção preventiva pode salvar o motor do seu carro de um prejuízo enorme.
A correia dentada é uma das peças mais importantes e, ao mesmo tempo, mais ignoradas do motor do seu carro. Responsável por sincronizar o movimento do virabrequim e do comando de válvulas, ela garante que as válvulas de admissão e escape abram e fechem no momento certo. No entanto, o rompimento dessa peça pode causar um prejuízo enorme, levando à perda total do motor.
Por que a correia dentada do carro quebra e como evitar esse problema?
A correia dentada é feita de borracha e, com o tempo, sofre um processo natural de desgaste. No entanto, alguns fatores podem acelerar essa deterioração e levar à quebra precoce:
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Não seguir o plano de manutenção: a causa mais comum de quebra é a falta de manutenção preventiva. Cada fabricante de carro estipula um prazo para a troca da correia, que geralmente varia entre 40 mil e 60 mil quilômetros, ou um período de tempo (ex: 4 anos), o que ocorrer primeiro. Ignorar essa recomendação é o maior erro que um motorista pode cometer.
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Problemas em outras peças: a correia dentada trabalha em conjunto com outras peças, como os tensores e as polias. Se uma dessas peças estiver com defeito, ela pode desgastar a correia mais rapidamente ou até mesmo travá-la, causando a quebra.
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Vazamento de óleo ou fluido de arrefecimento: a presença de óleo ou outros fluidos na correia pode contaminar a borracha, fazendo com que ela se torne mais frágil e propensa a rachar. Por isso, é fundamental verificar se há vazamentos no motor.
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Instalação incorreta: a troca da correia dentada deve ser feita por um profissional qualificado. Uma instalação incorreta, como a falta de tensão ideal, pode levar ao desgaste prematuro ou à quebra da peça.
O que acontece quando a correia dentada quebra?
Quando a correia dentada se rompe, o comando de válvulas para de funcionar. O motorista sentirá uma perda imediata de potência e, em muitos casos, um ruído alto e metálico.
O virabrequim continua a girar, mas o movimento das válvulas não é mais sincronizado. Como resultado, os pistões do motor colidem violentamente com as válvulas, danificando-as de forma irreversível. Em casos mais graves, o motor pode ser completamente danificado e a única solução é substituí-lo.
Como evitar o problema?
A melhor maneira de evitar a quebra da correia dentada é com a manutenção preventiva. Siga estas dicas:
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Verifique o manual do proprietário: lá você encontrará a quilometragem e o tempo exato para a troca da correia dentada.
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Não pule as revisões: leve seu carro a uma oficina de confiança para que a correia e seus componentes (tensores e polias) sejam inspecionados periodicamente.
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Fique atento a ruídos estranhos: se o motor estiver fazendo um barulho agudo, como um assobio, pode ser sinal de que a correia não está na tensão correta.
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Verifique vazamentos: um simples vazamento pode se tornar um grande problema. Certifique-se de que o motor está sempre seco e livre de fluidos.
Seu carro já passou da quilometragem recomendada para a troca da correia dentada? Agende sua revisão e deixe um comentário contando sua experiência com essa peça tão importante!
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.