Deu ruim? Fábrica da BYD mal começou e já parou; entenda a crise das peças na Bahia

A nova fábrica da BYD na Bahia paralisou atividades com peças presas no porto. Entenda o impasse com o governo e o risco de férias coletivas.

A BYD mal iniciou as operações em Camaçari, na Bahia, e já enfrenta seu primeiro grande desafio no Brasil. Um impasse inesperado com peças importadas paralisou as atividades na nova fábrica da montadora. A situação é tão séria que a empresa já considera dar férias coletivas aos funcionários antes mesmo de a produção começar de fato.

O problema envolve uma carga gigante de componentes que está retida no porto. Isso afeta diretamente o cronograma de uma das fábricas mais aguardadas do país.

Acompanhe o Garagem360 e entenda os detalhes dessa situação.

Por que a fábrica da BYD está parada?

O motivo da paralisação da BYD é um grande lote de peças que está preso no porto de Salvador há pelo menos 15 dias. Essa carga contém kits para a montagem de impressionantes 9.800 veículos. Sem esses componentes, a empresa não consegue avançar com as atividades na planta, que no momento envolvem o treinamento dos funcionários.

BYD

Foto: Reprodução

Segundo informações do portal Automotive Business, as operações na unidade baiana já estão suspensas há pelo menos 10 dias. Essa situação gera incerteza para os cerca de 1.000 trabalhadores que já atuam no local.

Qual é o motivo do bloqueio das peças?

Contudo, o problema não é com a qualidade das peças, mas sim com a quantidade. A carga da BYD extrapolou a cota de importação de kits de montagem estabelecida pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

A regra faz parte de um regime especial que inclui diversas outras montadoras que também montam carros com peças importadas no país.

A situação exigiu uma ação rápida da diretoria da empresa. O presidente da BYD no Brasil, Tyler Li, esteve em Brasília na semana passada para uma reunião com representantes do governo.

O encontro foi registrado na agenda oficial do vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin, o que mostra a seriedade do assunto. A montadora busca uma solução para liberar o material o mais rápido possível.

Quais carros da BYD serão feitos na Bahia?

A princípio, a paralisação afeta o início da montagem de modelos muito aguardados pelo público brasileiro. A produção na Bahia, que recebeu um investimento de R$ 5,5 bilhões, vai incluir:

  • BYD Dolphin Mini: o popular subcompacto elétrico.
  • BYD Song Pro: o novo SUV híbrido da marca.
  • BYD King: o sedã híbrido que promete brigar com o Corolla.

Confira também: GM prepara na China o Bingo, novo elétrico que pode ser o terror do BYD Dolphin

Este é um obstáculo significativo para os planos ambiciosos da BYD de nacionalizar sua produção. O episódio mostra os desafios de produzir no Brasil, afetando uma fábrica que é vista como um marco para a indústria automotiva nacional e para a revitalização da antiga planta da Ford.

O que acha desse primeiro obstáculo da BYD no Brasil? Acredita que a montadora vai resolver a situação rapidamente? Comente aqui embaixo!

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Kawane Licheski
Escrito por

Kawane Licheski

Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fez da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.

ASSISTA AGORA