O sonho brasileiro de ter um carro nacional está cada vez mais próximo de se tornar realidade, e o melhor é um modelo híbrido. A marca brasileira Lecar está prestes a lançar no mercado mercado o Lecar 459, um sedã híbrido com planos ambiciosos.
Seu maior desafio é ganhar o mercado que hoje é do BYD King e do Corolla Altis Hybrid. Conheça um pouco desse projeto ambicioso.
459 – conheça o sedã híbrido da Lecar
A Lecar, empresa fundada pelo empresário Flávio Figueiredo Assis, apresenta uma proposta ousada: oferecer um carro híbrido potente, com alta autonomia, design moderno e um preço competitivo para o setor.
A empresa promete um carro com motor de 163 cv, auxiliado por um motor elétrico e bateria recarregável pelo próprio movimento de frenagem e aceleração do carro.
O motor a combustão será fornecido pela HORSE, a mesma empresa que produz os motores da Renault no Brasil. O HR10 é projetado para funcionar tanto com etanol, quanto com gasolina, oferecendo 125 cv de potência. O restante da potência de 163 cv será fornecido pelo motor elétrico.
Esse sistema de propulsão do Lecar 459 permite uma autonomia total de 1.000 km, combinando o motor a combustão e elétrico, além de um desempenho de 0 a 100 km em menos de 11 segundos.
O 459 está em sua segunda proposta de design, claramente inspirado no Tesla Model Y, com suas linhas fluidas e aerodinâmicas. Já o interior, segundo a marca, promete ser tecnológico e confortável.
“Ao longo do período de desenvolvimento do carro, dos testes feitos e estudos internacionais já publicados, chegamos à conclusão de que o carro híbrido é mais vantajoso para a sociedade do que o elétrico em diversos quesitos, o que nos fez redirecionar nosso posicionamento e os planos para o mercado”, explica Flávio Figueiredo Assis.
Desafios
Apesar da grande expectativa, ainda há grandes desafios para Figueiredo e seu carro híbrido. Primeiro, a empresa ainda está em fase de construção da fábrica.
O empresário até cogitou adquirir a antiga fábrica da Ford em Camaçari (BA), mas não teve chance de vencer a concorrência com a chinesa BYD. O próximo endereço será em Sooretama, no Espírito Santo.
Segundo, é preciso vencer a concorrência com modelos já consolidados e com excelente reputação, como é o caso do Corolla Hybrid e do BYD King.
Terceiro, a dependência de peças de empresas terceiras, como é o caso do motor da HORSE e outras fora do país, o que pode encarecer o modelo.
Quando o Lecar 459 chega ao mercado?
A produção do Lecar começa a partir de 2026, mas já é possível fazer a reserva no site da empresa. O preço inicial é de R$ 147.990.
Leia também:
Veja quanto custa levar para casa o carro híbrido da Tesla brasileira
E você, teria coragem de comprar um Lecar 459? Conte o que achou do modelo nos comentários.