Erraram feio: 5 grandes erros da Volkswagen no Brasil nos últimos anos que impactaram a marca

Conheça 5 falhas cometidas pela Volkswagen no Brasil nos últimos anos. Erros que afetaram suas vendas e imagem no mercado

A Volkswagen tem sido uma das montadoras mais fortes no Brasil, mas não está imune a falhas. Nos últimos anos, a marca cometeu erros que afetaram seu posicionamento no mercado brasileiro.

Contudo, esses deslizes, que vão desde lançamentos mal planejados até uma falta de visão em tendências, deixaram a Volkswagen com alguns prejuízos, tanto de imagem quanto financeiros.

Acompanhe o Garagem360 e entenda os 5 maiores erros que a Volkswagen cometeu no Brasil nos últimos anos e como isso impactou a marca.

Quais os 5 maiores erros da Volkswagen no Brasil?

Embora a Volkswagen seja sinônimo de confiança e qualidade, nos últimos anos ela cometeu algumas falhas que afetaram diretamente suas vendas e reputação no Brasil.

Volkswagen

Foto: Imagem gerada por IA

Abaixo, o Garagem360 elencou 5 gafes cometidas pela montadora nos últimos anos!

1. Nem lembrou da rival da Toro

A Volkswagen tinha tudo para ser líder no mercado de picapes intermediárias, mas perdeu a oportunidade ao demorar para lançar sua Tarok.

Apresentada como uma picape derivada do Taos, a Tarok foi muito bem recebida em outros países, mas o projeto foi adiado no Brasil. A marca acabou deixando o espaço aberto para concorrentes como a Fiat Toro e a Renault. A falta de ação no momento certo impediu que a Volkswagen aproveitasse o boom desse mercado de picapes.

2. Identidade visual confusa entre a Amarok e a Saveiro

A Amarok foi lançada com um design que deveria refletir a robustez de uma picape média, mas a Saveiro acabou influenciando o visual da Amarok.

Isso gerou confusão, pois a picape maior passou a ter uma identidade muito similar à picape compacta, o que diminuiu o apelo do modelo. Ou seja, o erro de design levou à perda de prestígio da Amarok, e as vendas não alcançaram o sucesso esperado. A mudança no design não soube distinguir os dois modelos de maneira eficaz.

3. Esqueceu a Kombi elétrica

A chegada da Kombi elétrica deveria ter sido um marco, mas a Volkswagen não soube aproveitá-la como deveria. Ao invés de lançar o modelo para venda, a montadora optou por disponibilizá-la apenas para aluguel, o que fez com que o interesse do público rapidamente diminuísse.

A Kombi sempre foi um ícone no Brasil, e uma versão elétrica exclusiva teria sido um grande sucesso. Com uma abordagem diferente, como a venda de unidades limitadas, a Volks provavelmente teria esgotado as vendas em pouco tempo.

4. Incerteza com o conceito do SUV compacto Taigun

Em 2012, a Volkswagen apresentou o conceito do Taigun, um SUV compacto que tinha tudo para ser um sucesso no Brasil. Porém, a marca hesitou e não deu continuidade ao projeto.

Porém, qnquanto concorrentes como Fiat e Renault aproveitaram a crescente demanda por SUVs subcompactos, a Volkswagen perdeu a chance de estar à frente com o Taigun, que teria atendido à necessidade do mercado por um SUV mais compacto e econômico.

5. Fracasso nas vendas do Taos no Brasil

Enfim, o Taos, apesar de ser um modelo bem planejado e com muitos recursos, não conseguiu se destacar no Brasil. A falta de versões variadas e o acabamento inferior ao esperado para o seu segmento foram alguns dos pontos que prejudicaram o modelo.

Além disso, o design considerado sem graça e a falta de uma versão mais potente, como a 2.0 TSI, tiraram o brilho do Taos, que não conseguiu competir de igual para igual com seus rivais no segmento de SUVs.

Qual desses erros da Volkswagen você acha que teve o maior impacto? A marca deveria ter agido de forma diferente? Comente abaixo sua opinião!

Leia na sequência: Volkswagen cria híbrido flex com tecnologia Audi e desempenho semelhante à Jeep: entenda

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Kawane Licheski
Escrito por

Kawane Licheski

Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fez da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.

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