Se você tem um desses carros da Citroën pare de dirigi-lo agora e busque ajuda
Proprietários de Citroën C4, DS4 e DS5 devem parar de dirigir imediatamente devido a um recall urgente de airbag. Entenda o problema e saiba como consultar e agendar o reparo gratuito na concessionária.
A Stellantis, grupo que controla as marcas Citroën e DS, emitiu um alerta de “pare de dirigir” para modelos específicos que possuem airbags da fabricante Takata. A medida, considerada de “código vermelho” devido à sua gravidade, afeta veículos como o Citroën C4, o DS4 e o DS5 fabricados entre 2009 e 2018.
O perigo oculto dos airbags da Takata
O problema já é conhecido globalmente e está relacionado ao componente deflagrador dos airbags da Takata. Ao longo do tempo, especialmente quando expostos a altas temperaturas e umidade, a substância química (nitrato de amônio) do deflagrador pode se deteriorar.
Em caso de colisão, isso pode fazer com que o airbag exploda com uma força excessiva, lançando fragmentos metálicos que podem causar ferimentos graves ou até mesmo fatais aos ocupantes do veículo. Tragicamente, incidentes relacionados a esses airbags já resultaram em mortes e centenas de feridos em todo o mundo. A Stellantis está agindo preventivamente para evitar que novas fatalidades aconteçam.
Modelos afetados no Brasil
A Stellantis no Brasil também já convocou diversos recalls por conta de airbags defeituosos. Proprietários de veículos como C4 Lounge, DS3, DS4 e DS5 fabricados entre 2011 e 2017 foram chamados para a substituição do componente.
Para saber se o seu carro está na lista do recall, a forma mais segura é consultar o número do chassi no site oficial da Citroën. Lá, você pode agendar o reparo de forma gratuita em uma concessionária, conforme o Código de Trânsito Brasileiro. O serviço de substituição leva poucas horas, mas é crucial para a segurança de todos a bordo.
Lista de modelos afetados no recall (Brasil):
-
C4 Lounge: fabricados entre 2013 e 2017
-
DS3: fabricados entre 2011 e 2016
-
DS4: fabricados entre 2012 e 2015
-
DS5: fabricados entre 2012 e 2017
Onde buscar ajuda:
Para agendar o reparo, entre em contato com a Central de Atendimento da Citroën pelo telefone 0800 011 8088 ou acesse o site oficial da marca para encontrar a concessionária mais próxima de você.
Leia também: Defeito no airbag Takata pode ter feito nova vítima no RJ
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.