BYD elétrico é atingido por raio três vezes e motorista sai ileso

Um BYD Song Plus EV foi atingido por um raio três vezes, e o motorista saiu ileso graças ao princípio da gaiola de Faraday. Entenda como o carro protege seus ocupantes durante tempestades elétricas.

Um incidente impressionante na China reforçou a teoria da gaiola de Faraday, mostrando a segurança de um carro durante uma tempestade de raios. Um BYD Song Plus EV foi atingido por raios três vezes em rápida sucessão, mas seu motorista saiu completamente ileso.

BYD Song EV atingido por um raio - Foto: Sanyan Tech
BYD Song EV atingido por um raio – Foto: Sanyan Tech

 


BYD elétrico é atingido por raio três vezes e motorista sai ileso

O evento dramático foi capturado por câmeras de segurança na área de serviço de Tieshan, em Beihai. Imagens da mídia chinesa Sanyan Tech  mostraram flashes intensos e arcos elétricos quando os raios atingiram a área do rack de teto do veículo.

Apesar da intensa descarga elétrica, uma inspeção completa realizada por técnicos da concessionária não revelou nenhum dano significativo. Os três componentes principais do veículo elétrico — a bateria, a unidade de controle elétrico e o motor — estavam intactos. A única evidência do ocorrido foram dois pontos de impacto no teto do carro.


Como a gaiola de Faraday protege

Especialistas explicam que a estrutura metálica de um carro age como uma “gaiola de Faraday“. Esse conceito físico faz com que a corrente elétrica do raio seja conduzida pela carroceria externa do veículo até o chão, sem atingir o interior. Dessa forma, os ocupantes, que estão protegidos no interior, não sofrem qualquer choque elétrico.

Para motoristas que se encontram em uma situação semelhante, a recomendação é desligar todos os eletrônicos, incluindo o motor e o rádio, e manter as janelas fechadas. É crucial permanecer dentro do veículo até que a tempestade passe, e só sair para inspecionar o veículo após 30 minutos do último trovão.


Você já sabia que os carros agem como uma gaiola de Faraday? A segurança dos carros elétricos em tempestades te surpreendeu? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião sobre o assunto!

Leia também: BYD lidera mercado de carros elétricos no Brasil com 76% de participação nas vendas

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA