Gasolina com mais etanol: mudança em agosto pode ompactar o seu bolso
Gasolina com mais etanol entra em vigor em agosto. Mudança visa sustentabilidade e pode reduzir preço do combustível. Saiba mais!
A partir da primeira semana de agosto, a gasolina vendida no Brasil passará por uma importante mudança: a mistura obrigatória de etanol anidro subirá de 27% para 30%.
Isto é, a medida foi aprovada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e tem como objetivo aumentar a octanagem e reduzir o consumo de gasolina.
Essa alteração promete afetar diretamente os motoristas e consumidores, trazendo um impacto econômico e ambiental significativo.
Acompanhe o Garagem360 e entenda todos os detalhes!
O que é a gasolina com mais etanol e como isso vai atingir o seu bolso?
A medida de aumentar a mistura de etanol na gasolina visa aumentar a sustentabilidade e reduzir os custos com combustíveis fósseis. O etanol, uma fonte renovável e menos poluente, já representa uma parte significativa da gasolina consumida no Brasil.
O objetivo principal é melhorar a qualidade do combustível e aumentar a octanagem de 93 para 94, ajudando também a reduzir o preço final ao consumidor.
De acordo com a previsão do governo federal, a implementação do E30 (gasolina com 30% de etanol) pode resultar numa queda de até R$ 0,11 por litro de gasolina.
Isso traria um alívio nas bombas de combustíveis, especialmente em um momento de pressão inflacionária. No entanto, essa redução de preço dependerá da adaptação de toda a cadeia de distribuição e revenda.
Quais os benefícios da gasolina com mais etanol?
-
Maior sustentabilidade: o etanol é uma alternativa renovável e menos poluente quando comparado à gasolina comum.
-
Impacto no preço: a mistura maior de etanol tem o potencial de ajudar a reduzir o preço da gasolina no mercado interno.
-
Menos consumo de gasolina: o uso maior de etanol pode resultar numa redução no consumo de gasolina, com a possibilidade de economizar até 1,36 bilhão de litros anualmente.
Como funciona o aumento de etanol na gasolina?
-
Gasolina A: a gasolina sem etanol, conhecida como gasolina A, será produzida com uma quantidade mínima de 688,9 kg/m³ de massa.
-
Gasolina C: a gasolina C passará a ter 30% de etanol anidro. A elevação da octanagem de 93 para 94 é uma medida que deve melhorar a performance e qualidade do combustível.
Mudanças no mercado de combustíveis
A mudança no percentual da mistura de etanol não só traz benefícios ambientais, mas também reflete em toda a cadeia produtiva e comercial.
De forma mais clara, a elevação da mistura obrigatória foi uma decisão estratégica do governo federal, especialmente considerando o impacto positivo que o etanol, proveniente da cana-de-açúcar e do milho, pode gerar para o Brasil, que tem uma produção bastante competitiva.
Aproveite para conferir: Vale a pena? Audi A3 é o sedã premium que oferece mais por menos no Brasil
Você já sabia dessa mudança? Como isso pode impactar o seu bolso? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe suas opiniões com a gente!