Verdadeiras bombas: 5 carros usados com problemas crônicos que você deve passar longe

Descubra os 5 carros usados com problemas crônicos que podem te dar dor de cabeça e como fugir dessas armadilhas

Comprar um carro usado pode ser uma excelente escolha, mas é preciso cautela. Alguns modelos, mesmo sendo bem conservados, têm problemas crônicos que podem causar dores de cabeça constantes. Se você não se atentar, pode acabar com um verdadeiro “pesadelo” na garagem. Por isso, o Garagem360 listou 5 modelos que você deveria passar bem longe, pois podem ser uma bomba na sua garagem.

Carros usados com problemas crônicos: quais você deve evitar?

Se você está pensando em comprar um carro usado, é fundamental estar atento aos modelos que possuem falhas recorrentes, conhecidos por “bombas” do mercado automotivo.

Carros usados com mais problemas

Foto: Freepik

A seguir, conheça os 5 carros usados com mais problemas que podem dar uma tremenda dor de cabeça:

Ford Focus, Fiesta e EcoSport (câmbio Powershift)

A princípio, esses modelos (entre 2013 e 2017), equipados com o câmbio Powershift de dupla embreagem, são famosos por falhas como trancos, vazamento de óleo e até travamento do câmbio.

Muitas unidades passaram por recall, mas ainda assim, esses modelos são propensos a problemas recorrentes. Melhor evitar, a não ser que você encontre uma versão manual.

Volkswagen Gol, Fox e Polo (motor EA111)

Apesar de sua robustez, o motor EA111 tem um histórico de vazamentos de óleo que afetam a lubrificação e podem levar a problemas mais graves, como o superaquecimento.

Além disso, modelos mais antigos (como o Gol) com esse motor exigem uma atenção extra. Fique atento a sinais de vazamento ao revisar o motor.

Volkswagen Golf, Jetta, Passat (câmbio DSG DQ200)

Similarmente, o câmbio DSG de sete marchas, presente entre 2011 e 2015, foi um grande problema para esses modelos.

Carros usados com mais problemas

Foto: Divulgação

Falhas na mecatrônica, trancos e até ruídos excessivos são comuns, e o desgaste prematuro ocorre principalmente devido à falta de lubrificação adequada. Nesse caso, prefira versões mais recentes com câmbio banhado a óleo para evitar dores de cabeça.

Peugeot 206 (suspensão e motor)

Esse aqui é polêmico, né? O Peugeot 206, que marcou época, também ficou famoso por falhas na suspensão, com desgaste rápido de buchas e bieletas.

Além disso, o motor 1.4 tem histórico de falhas no cabeçote, o que afeta sua durabilidade e performance. Se encontrar um modelo em bom estado, tenha cautela e peça uma revisão detalhada.

Jeep Renegade e Compass (câmbio AT6 e trocador de calor)

Por fim, modelos fabricados antes de 2019 com motor 1.8 (Jeep Renegade) e 2.0 (Jeep Compass) possuem problemas com o câmbio automático AT6, especialmente por falhas no trocador de calor, que pode misturar o óleo do câmbio com o líquido do radiador.

Isso leva a superaquecimento e falhas no câmbio, causando prejuízos significativos. Nos modelos mais recentes, esse problema foi resolvido, mas se for considerar um modelo mais antigo, exija um laudo completo de revisão.

Esses carros usados, embora possam ser tentadores pela acessibilidade de preço, escondem problemas mecânicos que podem custar caro em reparos.

Então, se você não quer enfrentar essas dores de cabeça, é melhor investir em modelos mais confiáveis ou garantir que o carro escolhido tenha passado por uma revisão completa.

Já passou por alguma experiência ruim com carros usados? Conta pra gente nos comentários!

Leia o resumo da notícia
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Kawane Licheski
Escrito por

Kawane Licheski

Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fez da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.

ASSISTA AGORA