Voltou atrás: Lamborghini lança o brutal Temerario GT3 sem motor elétrico
A Lamborghini surpreende e lança o Temerario GT3, um carro de corrida brutal que abandona os motores elétricos para ser mais leve, potente e barulhento, marcando uma nova era para a marca nas pistas a partir de 2026.
A Lamborghini causou burburinho no Festival de Velocidade de Goodwood de 2025 ao revelar o Temerario GT3, uma versão de pista do recém-lançado Temerario de rua. Mas a grande surpresa é a decisão da montadora italiana de abandonar os motores elétricos em sua máquina de corrida, focando em um conjunto mais leve, mais ruidoso e puramente focado no desempenho para as pistas a partir de 2026.
Lamborghini lança o brutal Temerario GT3 sem motor elétrico
Com uma marcante pintura Tricolore, o GT3 exibe orgulhosamente sua herança italiana de carros de corrida. No entanto, sua importância vai além da estética: este é o primeiro carro de competição da Lamborghini totalmente projetado, desenvolvido e construído internamente, marcando um novo capítulo para a Squadra Corse.
O Temerario GT3 mantém o mesmo motor V8 biturbo de 4.0 litros encontrado no carro de rua. Contudo, para se adequar aos rigorosos regulamentos do GT3, a Lamborghini removeu os motores elétricos e instalou turbocompressores menores. Essa alteração reduz a potência do motor a gasolina de 800 cv para cerca de 550 cv, mas, crucialmente, diminui significativamente o peso do veículo.
O limite de rotação de 10.000 rpm foi mantido, e um sistema de escapamento Capristo personalizado garante um som inconfundível. A transmissão de dupla embreagem também foi substituída por uma caixa de câmbio transversal de seis marchas, projetada especificamente para suportar as exigências das corridas de endurance.
Projetado para ser rápido e de fácil reparo
A colaboração entre as equipes Centro Stile e Squadra Corse da Lamborghini resultou em uma carroceria de materiais compostos de carbono que busca o equilíbrio ideal entre downforce e arrasto. A praticidade para as equipes de corrida foi uma prioridade: as seções dianteira e traseira da carroceria são unidades únicas, permitindo remoção rápida nos boxes, e até os faróis contam com conectores de liberação rápida.
O sistema de resfriamento foi aprimorado para garantir a estabilidade durante corridas longas, especialmente para os dois turbocompressores. Por baixo da carroceria, uma estrutura espacial de alumínio modificada incorpora um subchassi traseiro totalmente removível e uma gaiola de proteção integrada que atende aos rigorosos padrões de segurança da FIA GT3.
O interior do Temerario GT3 foi completamente despojado, seguindo o estilo tradicional dos carros de corrida. Apenas o essencial está presente: um volante de corrida personalizado, câmbio simplificado e um novo sistema de registro de dados para auxiliar as equipes no monitoramento do desempenho.
A suspensão é totalmente nova, com amortecedores KW ajustáveis em seis direções. O GT3 também apresenta uma distância entre eixos maior e bitola mais larga em comparação com o antigo Huracán GT3. Em teoria, essas modificações devem proporcionar mais aderência e melhor equilíbrio, especialmente em curvas de alta velocidade.
No entanto, o Temerario GT3 tem um grande legado a superar: o Huracán GT3 conquistou 96 títulos em quase uma década de corridas.
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.