Kombi elétrica (ID. Buzz) enfrenta desafios de venda no Brasil e nem nos Estados Unidos

Kombi elétrica (ID. Buzz) enfrenta desafios de venda no Brasil e nem nos Estados Unidos. Veja a situação preocupante da van.

A Volkswagen ID. Buzz, a van retrô inspirada na icônica Kombi, chegou ao mercado com uma proposta de eletrificação e tecnologia avançada. No entanto, o entusiasmo inicial tem esbarrado em um obstáculo significativo: os preços elevados, que a distanciam da acessibilidade da “Velha Senhora” vendida no Brasil até 2013.

O resultado? Uma recepção morna no mercado, com a van elétrica já aparecendo com descontos generosos em países estratégicos como os Estados Unidos e uma oferta peculiar no Brasil.

Kombi elétrica (ID Buzz) enfrenta desafios de venda no Brasil e nem nos Estados Unidos

Nos Estados Unidos, a Volkswagen ID. Buzz tem um preço inicial de US$ 61.545, o equivalente a cerca de R$ 350 mil na cotação atual. No entanto, para impulsionar as vendas, concessionárias têm oferecido descontos consideráveis.

No Colorado, um estado com fortes incentivos para veículos elétricos, unidades da versão Pro S estão sendo vendidas por US$ 48.581, cerca de US$ 11.350 abaixo da tabela oficial.

Descontos ainda maiores foram observados em Nova York (EUA), onde alguns modelos da 1st Edition 4Motion, que custam oficialmente US$ 71.545, estão disponíveis por pouco mais de US$ 57.000 – uma redução de US$ 15.250.

A ID. Buzz é o modelo mais caro da Volkswagen à venda nos EUA, e seu visual familiar, combinado com uma queda geral no interesse por veículos elétricos, tem dificultado a conquista de mais compradores.

Kombi elétrica (ID Buzz) enfrenta desafios de venda no Brasil e nem nos Estados Unidos - Foto: Divulgação
Kombi elétrica (ID Buzz) enfrenta desafios de venda no Brasil e nem nos Estados Unidos – Foto: Divulgação

A situação no Brasil: Assinatura de R$ 9 Mil

No Brasil, a estratégia da Volkswagen para a ID. Buzz é ainda mais singular. Em vez da venda direta, a van elétrica é oferecida por meio de um serviço de assinatura mensal que custa a partir de R$ 8.990, mas pode chegar a R$ 18.000.

Essa modalidade de até 36 meses, embora flexível, também reflete a cautela da montadora diante do alto custo e do público-alvo específico para um veículo com essa proposta no mercado brasileiro.

Incertezas políticas e tarifas potenciais

A situação do ID. Buzz nos EUA é agravada pelas incertezas políticas. Sob a administração de Donald Trump, há uma postura contrária a incentivos fiscais para veículos elétricos (como o desconto de até US$ 7.500 para modelos novos) e a ameaça de imposição de novas tarifas de 25% para carros importados.

Recentemente, o jornal econômico alemão Handelsblatt noticiou que as remessas da van elétrica da Volkswagen para os EUA foram suspensas, citando um recall oficial e a preocupação crescente com as alterações nas tarifas comerciais.

ID. Buzz -Foto: Divulgação
ID. Buzz -Foto: Divulgação

Contudo, a Volkswagen dos Estados Unidos negou a interrupção, afirmando à WardsAuto que “enviamos continuamente veículos ID. Buzz da Europa para os EUA este ano” e que “não houve interrupção total nos envios”, com unidades atualmente em trânsito para portos americanos.

Apesar das negações, a volatilidade do cenário político-econômico e a percepção de alto custo do ID. Buzz continuam a ser desafios para a Volkswagen, tanto na tentativa de replicar o sucesso nostálgico da Kombi quanto na consolidação de sua estratégia de eletrificação em mercados-chave.

Leia também: Volkswagen ID Buzz  – Curiosidades sobre o nome da Kombi elétrica

 

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Robson Quirino
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Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

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