Irmãos? Honda vende mais carros elétricos da GM Chevrolet do que a própria GM Chevrolet

Surpreendente! A Honda está vendendo mais SUVs elétricos Prologue e ZDX (baseados na GM) nos EUA do que os próprios Chevy Blazer EV e Cadillac Lyriq. Descubra os números e por que isso acontece!

Em um cenário que desafia as expectativas da indústria automotiva, a Honda está superando a General Motors (GM) nas vendas de SUVs elétricos nos Estados Unidos, mesmo quando se trata de modelos que compartilham a mesma base tecnológica.

Honda Prologue e o Acura ZDX, embora sejam essencialmente veículos GM com uma “roupagem” diferente, estão vendendo significativamente mais que seus “irmãos” da GM, o Chevy Blazer EV e o Cadillac Lyriq.

Honda vende mais carros elétricos da GM Chevrolet do que a própria GM Chevrolet

Essa peculiaridade vem à tona com os números do segundo trimestre de 2025. Até o momento, as concessionárias da Honda comercializaram mais de 16.000 unidades do Prologue este ano.

Em contraste, a Chevrolet vendeu menos de 13.000 unidades do Blazer EV. O feito da Honda é ainda mais impressionante quando consideramos a diferença na capilaridade das redes de concessionárias: a Chevrolet possui cerca de 3.000 pontos de venda nos EUA, enquanto a Honda mal chega a 1.100.

Isso se traduz em uma média de menos de 4,5 Blazers EV vendidos por concessionária Chevrolet em 2025, contra uma média de mais de 15 Prologues por concessionária Honda.

Acura ZDX - Honda vende mais carros elétricos da GM Chevrolet do que a própria GM Chevrolet - Foto: Divulgação
Acura ZDX – Honda vende mais carros elétricos da GM Chevrolet do que a própria GM Chevrolet – Foto: Divulgação

No segmento premium, a Acura também mostra força. O ZDX acumulou 10.335 vendas no ano, superando as 9.317 vendas do Cadillac Lyriq. Apesar de ter sido apenas o terceiro carro mais vendido nos showrooms da Acura no segundo trimestre, o ZDX mais que triplicou o volume do sedã TLX (que será descontinuado em breve) e dobrou as vendas do Integra.

Embora não tenhamos a proporção exata de concessionárias Acura versus Cadillac, a tendência sugere que a Acura está aproveitando melhor sua base instalada para impulsionar as vendas do ZDX.

GM: Força total na plataforma Ultium

Em defesa da GM, é importante ressaltar que a empresa está, de fato, vendendo um volume maior de modelos baseados em sua plataforma elétrica Ultium como um todo, para além dos segmentos onde há sobreposição com a Honda.

Além do Blazer EV e do Lyriq, a GM conta com o Cadillac Escalade iQ (3.766 unidades vendidas), o Optiq (4.940) e o Vistiq (1.745), além do popular Chevy Equinox EV (27.749).

Honda Prologue - Foto: Divulgação
Honda Prologue – Foto: Divulgação

E essa lista nem inclui as picapes elétricas, como o GMC Hummer EV, o Chevy Silverado EV e o GMC Sierra EV. Ou seja, em termos de vendas totais de veículos elétricos da plataforma Ultium, a GM está comercializando significativamente mais unidades do que a Honda, mesmo que a Honda se destaque nos segmentos onde as ofertas se sobrepõem diretamente.

Há também boas notícias para a GM dentro dessa dinâmica. Embora o Blazer EV possa estar perdendo a corrida para o Prologue, suas vendas em 2025 já superam as de 2024. De fato, de todo o portfólio de veículos elétricos da GM, apenas o Lyriq apresentou vendas abaixo das do ano passado. No geral, a marca Cadillac registrou um aumento de 50% nas vendas de veículos elétricos até agora em 2025.


Este cenário levanta questões interessantes sobre estratégias de marketing, percepção de marca e o poder da rede de concessionárias. Qual sua opinião sobre o sucesso da Honda com modelos baseados na tecnologia da GM? Deixe seu comentário!

Leia também: Novo SUV da Honda já está em produção e Brasil pode ser mercado promissor

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA