Fiat Scudo Cargo elétrico? Saiba tudo sobre o furgão BEV

Conheça o Fiat Scudo Cargo BEV, o novo furgão elétrico da Stellantis produzido na Itália. Descubra sua autonomia de 323 km, recarga rápida e a estratégia da montadora para o transporte de cargas elétrico.

Stellantis Pro One, divisão de veículos comerciais do grupo Stellantis, deu um passo importante em sua estratégia de eletrificação na Europa com o início da produção do Cargo Box BEV. O modelo, que promete revolucionar o transporte de cargas urbanas com zero emissões, começou a ser fabricado na planta de Atessa, na Itália. As primeiras entregas estão previstas para o segundo semestre de 2025.


Stellantis começa a produção de Fiat Scudo Cargo elétrico

Baseado no chassi elétrico da linha Large Van da Stellantis, o Cargo Box BEV impressiona por sua capacidade e autonomia. O furgão elétrico oferece até 20,5 m³ de volume de carga e uma autonomia de até 323 quilômetros com uma única carga, o que o torna ideal para rotinas logísticas e serviços urbanos.

A escolha da planta de Atessa para a produção do Cargo Box BEV não foi por acaso. Considerado o maior polo europeu dedicado exclusivamente a veículos comerciais leves, a fábrica possui uma área gigantesca de mais de 1.200.000 m² e uma linha de montagem de 15 quilômetros. De lá, saem mais de 2.500 versões distintas de veículos comerciais.

Stellantis começa produção de Cargo BEV - Foto: Divulgação
Stellantis começa produção de Cargo BEV – Foto: Divulgação

Anne Abboud, Head da Stellantis Pro One, ressaltou a importância da unidade: “o lançamento do Cargo Box BEV confirma o caminho de excelência desta planta, dedicada a atender proativamente e com agilidade as necessidades dos nossos clientes profissionais”.


Carregamento Rápido 

Pensando na rotina de trabalho, a Stellantis equipou o Cargo Box BEV com um carregador AC de 22 kW como item de série. Essa tecnologia permite reduzir o tempo de recarga pela metade em comparação com a geração anterior, possibilitando uma recarga completa em até 6 horas. Isso é crucial para a otimização da operação de frotas e serviços de entrega que dependem de agilidade.

Cargo BEV - Foto: Divulgação
Cargo BEV – Foto: Divulgação

Outro grande diferencial da operação em Atessa é o programa CustomFit. Essa iniciativa permite a personalização de veículos para clientes profissionais, como frotistas e fabricantes de motorhomes.

Em 2024, a Stellantis registrou um crescimento de 25% nas conversões realizadas com parceiros certificados e dobrou a produção interna de unidades customizadas, resultando em um aumento de 35% nas vendas de veículos transformados na Europa.

Arnaud Leclerc, Head Global do programa CustomFit, destacou a abrangência da rede: “a capacidade direta de produção nos nossos centros é ampliada por uma rede global de 550 parceiros autorizados, que interagem com a rede oficial de concessionários”. Ele ainda garantiu que todos os ajustes realizados contam com garantia de fábrica de dois anos.


Você acha que a autonomia e o tempo de recarga são suficientes para a logística urbana? Responda nos comentários!

 

 
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA