Fiat Scudo Cargo elétrico? Saiba tudo sobre o furgão BEV
Conheça o Fiat Scudo Cargo BEV, o novo furgão elétrico da Stellantis produzido na Itália. Descubra sua autonomia de 323 km, recarga rápida e a estratégia da montadora para o transporte de cargas elétrico.
A Stellantis Pro One, divisão de veículos comerciais do grupo Stellantis, deu um passo importante em sua estratégia de eletrificação na Europa com o início da produção do Cargo Box BEV. O modelo, que promete revolucionar o transporte de cargas urbanas com zero emissões, começou a ser fabricado na planta de Atessa, na Itália. As primeiras entregas estão previstas para o segundo semestre de 2025.
Stellantis começa a produção de Fiat Scudo Cargo elétrico
Baseado no chassi elétrico da linha Large Van da Stellantis, o Cargo Box BEV impressiona por sua capacidade e autonomia. O furgão elétrico oferece até 20,5 m³ de volume de carga e uma autonomia de até 323 quilômetros com uma única carga, o que o torna ideal para rotinas logísticas e serviços urbanos.
A escolha da planta de Atessa para a produção do Cargo Box BEV não foi por acaso. Considerado o maior polo europeu dedicado exclusivamente a veículos comerciais leves, a fábrica possui uma área gigantesca de mais de 1.200.000 m² e uma linha de montagem de 15 quilômetros. De lá, saem mais de 2.500 versões distintas de veículos comerciais.
Stellantis começa produção de Cargo BEV – Foto: Divulgação
Anne Abboud, Head da Stellantis Pro One, ressaltou a importância da unidade: “o lançamento do Cargo Box BEV confirma o caminho de excelência desta planta, dedicada a atender proativamente e com agilidade as necessidades dos nossos clientes profissionais”.
Carregamento Rápido
Pensando na rotina de trabalho, a Stellantis equipou o Cargo Box BEV com um carregador AC de 22 kW como item de série. Essa tecnologia permite reduzir o tempo de recarga pela metade em comparação com a geração anterior, possibilitando uma recarga completa em até 6 horas. Isso é crucial para a otimização da operação de frotas e serviços de entrega que dependem de agilidade.
Cargo BEV – Foto: Divulgação
Outro grande diferencial da operação em Atessa é o programa CustomFit. Essa iniciativa permite a personalização de veículos para clientes profissionais, como frotistas e fabricantes de motorhomes.
Em 2024, a Stellantis registrou um crescimento de 25% nas conversões realizadas com parceiros certificados e dobrou a produção interna de unidades customizadas, resultando em um aumento de 35% nas vendas de veículos transformados na Europa.
Arnaud Leclerc, Head Global do programa CustomFit, destacou a abrangência da rede: “a capacidade direta de produção nos nossos centros é ampliada por uma rede global de 550 parceiros autorizados, que interagem com a rede oficial de concessionários”. Ele ainda garantiu que todos os ajustes realizados contam com garantia de fábrica de dois anos.
Você acha que a autonomia e o tempo de recarga são suficientes para a logística urbana? Responda nos comentários!
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.