Kombi elétrica? Geely lança van elétrica no Brasil
A Farizon, da Geely, lança vans e caminhão elétricos no Brasil em setembro de 2025. Conheça os modelos V6E e SuperVAN, com alta autonomia e tecnologia para entregas urbanas.
A paisagem das entregas urbanas no Brasil está prestes a ganhar um novo e eletrificado protagonista. A Farizon, marca de veículos comerciais elétricos ligada ao gigante chinês Geely, fará sua estreia no país em setembro de 2025, prometendo revolucionar frotas corporativas e serviços de entrega com uma linha composta por duas vans e um caminhão leve.
A chegada da Farizon, com distribuição exclusiva do Grupo Timber, reforça a crescente presença de fabricantes chinesas no mercado nacional de veículos comerciais elétricos.
V6E – a Kombi elétrica da Geely
O destaque inicial do lançamento é a van elétrica V6E, que atua como porta de entrada para frotas urbanas. Com 4,84 metros de comprimento, 1,985 metros de altura e um espaço útil de 6 metros cúbicos, a V6E é projetada para otimizar as entregas na cidade.
Capaz de transportar até 1.150 kg, ela é equipada com um motor traseiro monofásico de 136 cv e uma bateria de íon-lítio-fosfato de 81 kWh, prometendo uma autonomia de até 285 km no ciclo WLTC (os resultados do Inmetro ainda estão em fase de homologação).
A V6E não decepciona em tecnologia e conforto, oferecendo painel digital, central multimídia com Apple CarPlay, ar-condicionado digital e recursos de segurança como alerta de permanência em faixa e câmeras de ré. As portas, pensadas para a logística urbana, incluem uma porta deslizante do lado direito e uma porta traseira que abre até 270 graus.
Em termos de recarga, a van aceita carregamento rápido DC de até 41 kW, permitindo ir de 10% a 80% em cerca de 30 minutos, e carregamento AC via wallbox de 6,6 kW, com carga completa em cerca de seis horas. A velocidade máxima é limitada a 110 km/h.
SuperVAN
Para as operações que exigem maior capacidade e desempenho, a SuperVAN chega em duas versões com configurações mais robustas:
-
Versão Média: Medindo 4,99 m x 1,98 m x 2,18 m, oferece 7,9 m³ de espaço e capacidade de carga de 1.265 kg.
-
Versão Estendida: Com 5,49 m x 1,98 m x 2,50 m, disponibiliza 11,2 m³ de espaço e capacidade de carga de até 1.170 kg.
Ambas as versões da SuperVAN contam com um motor mais potente de 231 cv e uma bateria de 82,8 kWh, que proporciona uma autonomia de até 386 km no ciclo WLTP (cerca de 300 km conforme dados previstos pelo Inmetro). A velocidade máxima atinge 135 km/h.
A SuperVAN é um show de tecnologia, equipada com piloto automático adaptativo, câmera 360°, painel de 7 polegadas, central multimídia de 12,3 polegadas, faróis full-LED, frenagem automática de emergência, detector de ponto cego e assistente de permanência em faixa.
Construída sobre uma arquitetura by-wire (drive-by-wire), ela se destaca por eliminar o pilar B, proporcionando um acesso lateral excepcionalmente amplo, ideal para o carregamento de volumes maiores. As opções de recarga são ainda mais rápidas, aceitando DC de até 100 kW (20% a 80% em cerca de 36 minutos) e AC de até 22 kW.
Você acha que a chegada da Farizon vai acelerar a eletrificação das frotas comerciais no Brasil? Qual das vans elétricas te parece mais interessante?
Leia também: Primeiros carros da Geely desembarcam no Brasil
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.