Novo Volkswagen Polo é a grande aposta da marca para retomar a liderança de vendas; confira todos os detalhes do lançamento

A espera acabou. Em um grande evento realizado nesta segunda-feira (25) em São Paulo, a Volkswagen revelou o novo Polo brasileiro. O modelo chega para concorrer com os grandes líderes de venda atualmente, o trio Chevrolet Onix, Hyundai HB20, Ford Ka, além do Fiat Argo, principal concorrente do hatch de origem alemã. A faixa de preço do novo lançamento é bem ampla, indo de R$ 49.990 até R$ 69.190, com três opções de motores (1.0 MPI, 1.6 MSI e 1.0 TSI).

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Volkswagen apresenta novo Polo GTI com motor de 200 cv

Durante o lançamento, acompanhado presencialmente pelo Garagem360, a Volkswagen fez questão de enfatizar que o Polo é o representante de uma nova era para a empresa. Ele é o primeiro, de uma série de 20 lançamentos que a marca promete para o mercado brasileiro até 2020. O próximo da fila será o Virtus, variação sedã do novo hatch, que ainda dará origem a um SUV e uma picape do porte da Fiat Toro. Essa estratégia faz parte do plano da fabricante alemã de voltar a ser a líder de vendas em solo brasileiro, além de ser a número 1 na América Latina e também no mundo todo.

Design marcante

Ao ver pela primeira vez o novo lançamento do mercado brasileiro, a impressão que se tem é que ele realmente é maior do que parece. Embora seja visualmente semelhante ao modelo europeu, o Polo tupiniquim tem suas diferenças. O para-choque dianteiro é exclusivo, com detalhes em preto na parte central e com vincos mais pronunciados embaixo dos faróis. Na lateral e na traseira o desenho é idêntico ao do carro do velho continente.

Por mais que utilize uma versão menor da plataforma MQB do Golf, é curioso as constantes comparações que a Volkswagen fez entre os dois modelos durante o evento. Quando o designer do modelo, José Carlos Pavone, subiu ao palco para comentar sobre as linhas do novo hatch, em todo instante ele mencionava o irmão maior. A impressão que ficou é que a estratégia da empresa  seja em convencer o público que o novo Polo é um Golf em dimensões reduzidas, para passar a imagem de um produto mais sofisticado.

Preços e versões

Deixando as comparações de lado, o novo carro terá quatro versões no mercado brasileiro.

1.0 MPI – R$ 49.990

É a única equipada com o motor 1.0 MPI aspirado de 84 cv de potência, o mesmo utilizado no Up e no Gol. De série, traz como itens principais ar-condicionado, quatro airbags, cinto de segurança de três pontos para todos os ocupantes, computador de bordo, direção elétrica, rádio com Bluetooth e entrada USB, e chave canivete com controle remoto. O câmbio é sempre o manual de cinco marchas.

MSI 1.6 – R$ 54.990

É equipada com os mesmos itens da versão anterior, mas com o motor 1.6 MSI de 117 cv.

Comfortline 200 TSI – R$ 65.190

Soma aos itens de série o controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, sistema I-System, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, saída de ar para o banco traseiro, central multimídia Composition Touch, volante multifuncional e sensor de estacionamento traseiro. É equipada com o motor 1.0 TSI de 128 cv e o câmbio automático de seis marchas.

Highline 200 TSI – R$ 69.190

A mais completa versão do Polo acrescenta o ar-condicionado digital, partida por botão e chave presencial, luzes diurnas em LED, porta-luvas refrigerado, volante multifuncional em couro e com detalhes em black piano. Utiliza o mesmo conjunto mecânico da versão anterior.

O novo Volkswagen Polo já está em pré-venda e pode ser adquirido no site da montadora. Veja na galeria especial mais detalhes do veículo.

 

Leo Alves
Leo AlvesJornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.
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