Honda lança sua primeira moto elétrica
Com o avanço das motos elétricas, a Honda não fica para trás e lança sua primeira motocicleta do segmento na China. Saiba mais
A Honda acaba de dar um passo ousado no mundo das duas rodas, lançando sua primeira motocicleta elétrica de rua, a E-VO, na China. Este modelo inovador, desenvolvido em parceria com a empresa chinesa Wuyang, faz parte do ambicioso plano de eletrificação da montadora japonesa, marcando sua entrada em um segmento de motocicletas elétricas de maior porte.
Honda lança sua primeira moto elétrica na China
No mercado chinês, a E-VO já está disponível em duas versões. A opção de entrada, equipada com uma bateria, custa 29.999 yuans, o que equivale a cerca de R$ 22.800 (sem impostos). Para aqueles que buscam mais desempenho e autonomia, a versão topo de linha sai por 36.999 yuans, aproximadamente R$ 29.200.
É importante notar que, até então, as iniciativas elétricas da Honda se limitavam a modelos CUB (como a Biz) ou scooters (como a Elite), o que faz da E-VO um lançamento de grande relevância.
O visual da E-VO é um dos seus maiores atrativos, combinando elementos retrô com um toque inegável de futurismo. Sua silhueta remete a uma moderna café racer, com a carenagem frontal claramente inspirada nas motos clássicas de competição. Já a traseira mistura formas semicirculares com linhas retas, lembrando o estilo das scramblers da Triumph.
Pensando na praticidade do dia a dia, a moto inova ao apresentar um compartimento para celular localizado à frente do assento do passageiro, no espaço que tradicionalmente seria ocupado pelo tanque de combustível em motos convencionais.
Motorização e Autonomia
A Honda E-VO chega com duas opções de motorização: 15 cv ou 21 cv de potência, dependendo da versão e da quantidade de baterias (dois módulos para a versão de entrada e três para a topo de linha). A força é transmitida à roda traseira por meio de uma correia, e o câmbio é automático, como é comum em veículos elétricos.
Em termos de porte, a E-VO se assemelha a modelos naked, como a Yamaha FZ25 e a Honda CB 300F Twister, prometendo uma ciclística ágil e confortável para o uso urbano e em estradas.
Confira a ficha técnica das duas versões:
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Potência: 15 ou 21 cv
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Autonomia: 120 ou 170 km
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Comprimento: 1,99 m
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Largura: 0,75 m
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Altura: 1,05 m
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Entre-eixos: 1,38 m
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Altura do assento: 76 cm
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Peso: 143 kg (15 cv) ou 156 kg (21 cv)
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Freios dianteiro e traseiro: com ABS
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Velocidade máxima: 120 km/h
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Tempo de recarga doméstica (20% a 80%) com duas baterias: 1h30
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Tempo de recarga doméstica (20% a 80%) com três baterias: 2h30
Maior tecnologia
Além do compartimento para celular e iluminação totalmente em LED, a E-VO vem equipada com controle de tração, monitoramento da pressão dos pneus e entradas USB dos tipos A e C para recarga de dispositivos.
O painel digital TFT de sete polegadas é um destaque, exibindo informações como navegação, música e pressão dos pneus, além de ser personalizável para que o condutor possa criar atalhos.
Para quem gosta de registrar seus trajetos ou criar conteúdo, a E-VO é ideal. Ela possui câmeras frontal e traseira com resolução 1080p (HD) e ainda permite a conexão com a câmera DJI Action (vendida separadamente). O motociclista pode gravar vídeos ou tirar fotos com um simples toque em um botão localizado no punho esquerdo.
Com o avanço das motos elétricas, você consideraria trocar sua moto a combustão por um modelo como a E-VO? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião!
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.